Profissional de Odontologia com paciente

6 atualidades sobre o mercado de trabalho em Odontologia

Clarisse Gontijo

A escolha da carreira costuma gerar alguns questionamentos, pois este é o momento decisivo que determina a nossa atuação no mercado de trabalho. Então, para te ajudar a tomar uma decisão mais assertiva, vamos mostrar tudo o que o mercado de Odontologia pede atualmente. Continue lendo este artigo para tirar todas as suas dúvidas!

1. Exige muita dedicação do profissional 

Assim como em qualquer outra profissão, o dentista deve ter todas as habilidades necessárias para conseguir atuar na área. Portanto, além de possuírem o conhecimento técnico exigido pelo mercado, é importante que sejam humanistas, dispostos a cuidar do próximo e tenham sensibilidade para lidar com pessoas em situações de sofrimento e dor. 

Além disso, a Odontologia é uma prática científica e profissional, e seus procedimentos e técnicas são continuamente aprimorados sob a influência do desenvolvimento tecnológico. Justamente por isso que os profissionais da área devem buscar qualificação contínua por meio de treinamentos e cursos profissionalizantes. 

Para crescer neste setor, é necessário se tornar um profissional enérgico, curioso e atualizado para entender as novidades da área. 

2. Consiste em um setor com alta demanda no mercado 

Se você deseja saber tudo sobre Odontologia, com certeza terá curiosidade em conhecer os pontos de vista do profissional que atua nessa área. Junto com a Medicina, a Engenharia e o Direito, é uma das profissões mais tradicionais que existem — ela própria trouxe respeito e valor a este campo do conhecimento. 

Para completar, esse segmento é um dos que possui maior demanda no mercado, já que se concentra na promoção da saúde bucal de pacientes de todas as idades. Nessa perspectiva, a Odontologia não é apenas valorizada, mas o mercado também precisa dela. 

No entanto, é importante que os profissionais treinados na região busquem constantemente melhorias técnicas em suas habilidades - essa abordagem garante que os pacientes e colegas de trabalho mantenham o valor de seu trabalho. 

3. Oferece diversas possibilidades de especialização 

Por se tratar de um campo amplo, as possibilidades na profissão para quem fez o curso de Odonto são múltiplas, que se diferenciam conforme o tipo de serviço prestado ou a faixa etária do público-alvo. 

Para escolher uma especialização, o profissional precisa se basear muito mais em suas preferências, objetivos e habilidades do que no campo selecionado. Isso ocorre porque há muita demanda de mercado em todas essas áreas hoje. Então, veja abaixo algumas dessas especializações. 

Endodontia 

Especializada na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à estrutura interna dos dentes, como doenças da polpa dentária e raízes. É especialista no tratamento de fissuras, rupturas, cáries mais profundas e forte sensibilidade. 

Ortodontia 

É uma profissão dedicada a manter os dentes alinhados e corrigir problemas oclusais (encaixe entre as arcadas dentárias). O uso de aparelhos ortodônticos para tratamento pode proporcionar a beleza do sorriso e trazer benefícios à saúde bucal

Implantodontia 

É especialista em implantes dentários e equipamentos técnicos destinados a pacientes que perderam um ou mais dentes. Além de exames clínicos e planos detalhados, ele também é um profissional que colocará esses fragmentos e fará enxertos ósseos junto com a cirurgia. 

  • Quer saber mais sobre o curso de Odontologia? Baixe agora o e-book e saiba tudo sobre esta graduação!

CTA_Banner_odontologia4. Mantém a valorização contínua de cada especialidade 

Como você pode ver, a profissão de Odontologia oferece muitas oportunidades para seus profissionais. No entanto, se ainda não tiver certeza da área em que deseja operar, uma boa opção é considerar áreas com maior demanda de mercado. 

Atualmente, alguns dos campos mais promissores são a implantologia e a odontologia estética, pois as pessoas estão prestando cada vez mais atenção à aparência e beleza dos sorrisos. A vantagem é que esses segmentos de mercado geralmente oferecem excelentes retornos financeiros, além de alta demanda.

A odontopediatria, com foco no tratamento de crianças, e a odontopediatria, especializada no tratamento odontológico de idosos, também estão crescendo. À medida que a expectativa de vida da população aumenta, essa tendência se expandirá ainda mais nos próximos anos. 

Os setores mais tradicionais — como ortodontia e endodontia — também são boas escolhas e sempre haverá demanda de mercado. 

5. Permite a construção de inúmeras carreiras 

Para compreender todo o conhecimento sobre Odontologia, é importante apreender as possibilidades de desenvolvimento profissional. Então, o dentista pode escolher trabalhar nos seguintes ramos: 

  • Consultório próprio; 
  • Clínicas privadas em parceria com outros colegas ou vinculadas a convênios odontológicos;
  • Hospitais particulares; 
  • Hospitais públicos — departamentos básicos de saúde, departamentos de emergência, planos de saúde da família; 
  • Universidades — como professor e pesquisador (após cursar o mestrado e o doutorado);
  • Empresas e escolas — programas voltados para a prevenção da saúde bucal. 

6. Fornece uma remuneração bastante satisfatória 

Para enriquecer ainda mais o seu entendimento sobre a área da Odontologia, este assunto não pode ser ignorado. A remuneração neste campo varia de acordo com o tipo de serviço prestado, o nível de formação do profissional e até mesmo a área onde atua. 

Geralmente, de acordo com ranking do Ipea (Instituto de Economia Aplicada), o salário médio do dentista gira em torno de R$5367,00. Obviamente, conforme os profissionais demonstram suas habilidades ao longo de suas carreiras, esse valor aumenta. 

Essas são as principais atualidades sobre o mercado de trabalho em Odontologia. Por meio da dedicação e do investimento em carreiras acadêmicas e profissionais, é possível conquistar boas oportunidades no mercado. Basta escolher a área em que pretende trabalhar e se preparar para se tornar um dentista de sucesso! 

Agora que você já entende mais sobre a área, conheça tudo sobre o curso de Odontologia e a profissão!

Quero saber tudo sobre Odontologia!

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.