lista de materiais odontologia

Checklist dos materiais que um odontólogo deve ter

Bruno Grecco

O dentista é o profissional responsável pela saúde bucal. Isso inclui tratamentos dos dentes, gengiva, língua, ossos da face, dentre outros. A faculdade de Odontologia conta com laboratórios, onde os alunos podem colocar em prática todo o conhecimento aprendido na sala de aula.

O curso de Odontologia 

Enquanto estudam para obter um diploma de Odontologia, os alunos aprendem as habilidades necessárias para fornecer assistência ao paciente, como coleta do histórico bucal, procedimentos voltados ao tratamento de doenças bucais, entre outras atividades como gerenciamento de tarefas do consultório. 

Durante a graduação, os alunos fazem disciplinas de anatomia, participam de treinamentos clínicos, laboratoriais e recebem instruções em sala de aula sobre a prática odontológica.

Ao final do curso, o aluno estará apto a cuidar da saúde e da estética bucal. E poderá escolher cursar uma especialização na área, como um grande diferencial no mercado de trabalho. O profissional poderá escolher entre várias, como: cirurgia e traumatologia buco maxilo faciais, ortodontia, implantodontia, odontologia estética, etc.

materiais utilizados por dentistas

Material odontológico, quais são os mais utilizados

Aqui estão os nomes e funções de alguns principais itens odontológicos que você verá durante o curso, e que são essenciais numa consulta e/ou tratamento bucal. 

Espelho 

O espelho bucal é um pequeno espelho preso a um bastão de metal. Ele permite que o dentista veja lugares na boca, onde normalmente seria necessário um ato de contorção física para ver. 

É usado para encontrar cáries ou outros problemas orais em potencial que, de outra forma, não seriam detectados. E também oferece ao dentista uma maneira fácil de mover a língua ou empurrar a parte interna da bochecha, sem fazer isso com as mãos.

Sondas

Existem diferentes tipos de sondas odontológicas, mas no geral, este instrumento é conhecido como explorador dentário, benéfico para encontrar sinais de cáries ou doença periodontal (gengiva). 

Fórceps

Este instrumento possui uma alça longa com um gancho de aparência afiada na extremidade. É uma pinça que ajuda na extração os dentes, seu formato tem um bico, pescoço e alça. O bico é feito para alcançar algum dente específico que está localizado numa parte da boca.

É usado principalmente para explorar as bolsas entre os dentes, além de raspar o tártaro e a placa bacteriana. O dentista também pode usar a ponta para manusear e limpar os dentes. 

Broca Dental

Talvez a mais temida de todas as ferramentas seja a broca odontológica. O som emitido é suficiente para levar alguns pacientes a um frenesi. No entanto, é a maneira mais eficaz de remover a cárie dentária antes de preencher uma cavidade. 

Esta furadeira elétrica gira a mais de 250.000 rpm enquanto joga água na boca, para não aquecer o dente, ao ponto de danificá-lo. 

Nem todas as ferramentas dentárias são exclusivamente para dentistas - você pode obter algumas ferramentas dentárias, apenas para manter sua boca com saúde. Aqui estão alguns dos instrumentos de higiene dental para usar em casa:

Raspador de língua

A língua é um terreno fértil de bactérias, o que pode levar rapidamente ao mau hálito. Por isso, raspar a superfície da língua diariamente utilizando esse instrumento, pode reduzi-las.

Fio dental

Você pode usar somente o fio dental ou adquirir um passador, uma pequena alça de plástico, tornando mais fácil para alcançar os dentes que ficam mais no fundo.

Ficou interessado no curso de Odontologia? Saiba tudo sobre essa graduação e a profissão.

Curso de Odontologia, conheça tudo  sobre o curso e a profissão

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.