odontologia mercado de trabalho

Curso de Odontologia, conheça tudo sobre o curso e a profissão

Clarisse Gontijo

A profissão dos dentistas está em alta. Quem nos indica isso, é o Bureau of Labor Statistics que prevê crescimento  geral de 7% entre 2018 e 2028 - mais rápido que a média de todas as outras profissões. Isso porque a demanda por serviços odontológicos aumentará à medida em que a população envelhece. Além disso, pesquisas sobre saúde bucal vêm sendo praticadas como medida de prevenção da saúde geral.

Se está pensando em se tornar um dentista, você deve entender as nuances do campo de atuação. Afinal, o curso de odontologia deve ser um investimento consciente e, se você não tem certeza da sua escolha, continue essa leitura até o final.

Aprenda sobre a educação e a preparação necessária para se tornar um dentista. Obtenha uma visão rápida dos requisitos e detalhes sobre programas de graduação, tarefas profissionais e informações sobre carreira.

odontologia curso e profissão

As tarefas profissionais dos dentistas

Com a tarefa de fornecer atendimento odontológico seguro e eficaz aos pacientes, os dentistas são profissionais especializados que diagnosticam e fornecem tratamentos para uma variedade de problemas de saúde bucal. Esses profissionais precisam concluir quatro anos de graduação para se tornarem qualificados para o cargo. 

Com diploma  em odontologia podem trabalhar como dentistas em clínica geral ou concentrar seu conhecimento e habilidades em áreas de ortodontia, cirurgia oral, maxilofacial, periodontia e/ou endodontia. 

Se optar por abrir sua própria clínica, deverão desenvolver atividades desenvolvidas conjuntamente a uma equipe de profissionais de odontologia, o que fará com que tenham de supervisionar frequentemente o trabalho de outras pessoas no consultório, incluindo higienistas e assistentes dentários.

Programas de graduação

Os estudantes dedicados ao estudo em tempo integral normalmente conseguem concluir seu programa em quatro anos, período durante o qual participam de palestras e seminários enquanto ganham treinamento prático em rotações clínicas e em sessões de laboratório. 

Os dois primeiros anos de estudo são de natureza fundamental e expõem os alunos a uma variedade de tópicos fundamentais da odontologia. Os dois últimos anos, por outro lado, envolvem fortemente cursos de base clínica, enquanto o aprendizado teórico continua em paralelo.

A Faculdade de Odontologia Serra Dourada conta com laboratórios modernos, onde os alunos podem colocar em prática todo o conhecimento aprendido na sala de aula. Ao final do curso, o aluno sai apto a cuidar da saúde e da estética bucal de seus pacientes. 

Informações sobre Carreira

Os dentistas dispõe de ferramentas e conhecimentos técnicos capazes de promover a saúde dental. Eles são responsáveis por diagnosticar e tratar problemas de saúde bucal, bem como informar os pacientes sobre cuidados e tratamentos preventivos. 

A maioria deles segue como clínico geral, realizando exames, preenchendo cavidades e extraindo dentes. No entanto, alguns escolhem uma subespecialidade da odontologia, como a ortodontia. Os graduados em odontologia podem trabalhar em hospitais, postos de saúde, ter a sua própria clínica ou tentar carreiras em órgãos públicos como dentista militar, por exemplo, dentre outras possibilidades.

No geral, pode ser entendido como um prestador dos serviços de saúde bucal a adultos e crianças. 

Quer saber do curso de Odontologia? Baixe o e-book completo sobre a profissão.

Nova call to action

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.