Você sabe o que faz um administrador? Por mais que a resposta a esta pergunta parece ser óbvia, a profissão do administrador é mais complexa do que se imagina.
Só para se ter uma ideia, no curso superior de Administração em Minas Gerais, o aluno aprende matérias como: Matemática, Estatística e Finanças; Psicologia, Marketing e Sociologia, Gestão de Pessoal e Financeira; além de outras disciplinas como Logística, Cálculo e Empreendedorismo.
Dessa forma, somente com algumas disciplinas em mente, é possível entender que o profissional de administração sai bem preparado do curso, pronto para o mercado.
Nesta matéria, vamos explicar as principais particularidades desta profissão para que você entenda a importância de se contar com esse profissional no quadro de funcionários. Além disso, você verá como um administrador faz toda a diferença na gestão das empresas. Confira!
No âmbito corporativo, o administrador de empresas é uma peça muitíssimo estratégica para o desenvolvimento saudável e escalável de uma empresa.
Suas funções práticas vão desde o planejamento estratégico, passando pela organização e gestão de todos os recursos, sejam eles humanos, financeiros ou tecnológicos.
Portanto, o papel do administrador é gerir esses capitais de forma saudável e funcional.
Por meio do planejamento estratégico e criação de métodos assertivos, ele gerencia os diversos setores da empresa, com foco na saúde do negócio.
No entanto, para estar capacitado a desempenhar esse papel, o que faz um administrador é uma graduação de qualidade. Esta, por sua vez, o capacita a usar um raciocínio estratégico, a ter uma capacidade analítica apurada, além de boa desenvoltura com números e um espírito de liderança.
De acordo com o estudo “Demografia das Empresas”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, a maioria dos negócios consolidados faliram nos primeiros anos de atividade por consequência de má administração.
Seja a empresa de porte médio, grande ou pequeno, sem o profissional administração dentro da casa, a chance de o negócio dar errado é grande. Isso porque seu papel, conforme mencionamos acima, vai além da mera análise de dados da companhia.
O Portal do SEBRAE também aponta como um dos principais problemas das empresas a má gestão financeira. Afinal, principalmente nos negócios de menor porte, é comum vermos as finanças pessoais misturadas às do empreendimento.
Tendo em vista os maiores gaps de determinado negócio, o administrador de empresas atua ativamente na prevenção de problemas, com foco em manter a saúde do negócio.
Dessa forma, ele é o responsável por apontar falhas internas - e até mesmo externas - que sejam fatores de risco para a empresa.
Portanto, munido desses dados e das soluções alternativas, que este profissional também provê, os donos das empresas podem tomar decisões estratégicas acertadas e com menor risco de erro.
Um administrador pode ser contratado de diversas formas, seja no regime CLT ou de forma terceirizada, por meio de consultorias esporádicas.
Seja qual for a forma como você pode contratar este profissional, é recomendável que o faça o quanto antes.
Uma forma de contratar este profissional é fazer contato com unidades de ensino que oferecem o curso, como a Unidade de Ensino Serra Dourada.
Se você ficou interessado pelo curso, baixe o e-Book e fique por dentro de todos os detalhes sobre a área. Nele, apresentamos de forma aprofundada os principais temas sobre o que faz um administrador e damos dicas para quem deseja apostar no curso!