o-que-faz-um-administrador-serra-alis

O que faz um administrador e porquê contratá-lo?

Clarisse Gontijo

Você sabe o que faz um administrador? Por mais que a resposta a esta pergunta parece ser óbvia, a profissão do administrador é mais complexa do que se imagina.

Só para se ter uma ideia, no curso superior de Administração em Minas Gerais, o aluno aprende matérias como: Matemática, Estatística e Finanças; Psicologia, Marketing e Sociologia, Gestão de Pessoal e Financeira; além de outras disciplinas como Logística, Cálculo e Empreendedorismo.

Dessa forma, somente com algumas disciplinas em mente, é possível entender que o profissional de administração sai bem preparado do curso, pronto para o mercado.

Nesta matéria, vamos explicar as principais particularidades desta profissão para que você entenda a importância de se contar com esse profissional no quadro de funcionários. Além disso, você verá como um administrador faz toda a diferença na gestão das empresas. Confira!

o-que-faz-um-adm-serra-alis

O que faz um administrador

No âmbito corporativo, o administrador de empresas é uma peça muitíssimo estratégica para o desenvolvimento saudável e escalável de uma empresa.

Suas funções práticas vão desde o planejamento estratégico, passando pela organização e gestão de todos os recursos, sejam eles humanos, financeiros ou tecnológicos. 

Portanto, o papel do administrador é gerir esses capitais de forma saudável e funcional.

Mas como ele faz isso?

Por meio do planejamento estratégico e criação de métodos assertivos, ele gerencia os diversos setores da empresa, com foco na saúde do negócio.

No entanto, para estar capacitado a desempenhar esse papel, o que faz um administrador é uma graduação de qualidade. Esta, por sua vez, o capacita a usar um raciocínio estratégico, a ter uma capacidade analítica apurada, além de boa desenvoltura com números e um espírito de liderança.

Qual a importância do profissional de administração na gestão das empresas

De acordo com o estudo “Demografia das Empresas”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  no Brasil, a maioria dos negócios consolidados faliram nos primeiros anos de atividade por consequência de má administração.

Seja a empresa de porte médio, grande ou pequeno, sem o profissional administração dentro da casa, a chance de o negócio dar errado é grande. Isso porque seu papel, conforme mencionamos acima, vai além da mera análise de dados da companhia.

O Portal do SEBRAE também aponta como um dos principais problemas das empresas a má gestão financeira. Afinal, principalmente nos negócios de menor porte, é comum vermos as finanças pessoais misturadas às do empreendimento. 

Tendo em vista os maiores gaps de determinado negócio, o administrador de empresas atua ativamente na prevenção de problemas, com foco em manter a saúde do negócio. 

Dessa forma, ele é o responsável por apontar falhas internas - e até mesmo externas - que sejam fatores de risco para a empresa.

Portanto, munido desses dados e das soluções alternativas, que este profissional também provê, os donos das empresas podem tomar decisões estratégicas acertadas e com menor risco de erro.

Como ter um administrador na minha empresa

Um administrador pode ser contratado de diversas formas, seja no regime CLT ou de forma terceirizada, por meio de consultorias esporádicas.

Seja qual for a forma como você pode contratar este profissional, é recomendável que o faça o quanto antes.

Uma forma de contratar este profissional é fazer contato com unidades de ensino que oferecem o curso, como a Unidade de Ensino Serra Dourada. 

Se você ficou interessado pelo curso, baixe o e-Book e fique por dentro de todos os detalhes sobre a área. Nele, apresentamos de forma aprofundada os principais temas sobre o que faz um administrador e damos dicas para quem deseja apostar no curso!

Nova call to action

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.