blog_dicasaulasvirtuais_27052020

Dicas que ajudam a acompanhar as aulas virtuais

Bruno Grecco

5 dicas para ter sucesso com aulas virtuais 

O ensino virtual cresceu no Brasil nos últimos anos e nos últimos meses com o isolamento social. O sucesso das aulas virtuais pode ser explicado por vários motivos: possibilidade de estudar em qualquer lugar do mundo, variedade de materiais didáticos, entre outros. 

No entanto, alguns estudantes ainda possuem dúvidas sobre a rotina de estudos online. 

Pensando nisso, resolvemos listar neste artigo diversas dicas que ajudam a acelerar o seu aprendizado. 

O seu sucesso começa agora! 

Como estudar com aulas virtuais? 

A partir de agora, vamos listar diversas dicas para que você aprenda como acompanhar as aulas virtuais com eficiência.

Vamos lá? 

1 - Vire a página 

Uma novidade sempre causa um olhar de desconfiança. No entanto, as aulas virtuais oferecem vários benefícios aos alunos. 

Uma das principais vantagens da aula virtual é que você pode estudar de qualquer lugar do mundo. Para isso, deve-se utilizar apenas um computador com acesso à internet. 

A aula em vídeo não impede a possibilidade de ter  interatividade com os professores e os colegas e, se for gravada, pode assisti-la quantas vezes quiser. 

Portanto, vire a página e comece a observar os benefícios dessa nova transformação. 

Para você que é adaptado às novas  tecnologias, a aula virtual é um recurso que encurtará ainda mais o caminho para o seu sucesso. Acredite!

2 - Defina o seu lugar de estudos 

Outra dica interessante é criar o seu ambiente de estudos. Não adianta assistir às aulas deitado na cama ou conversando com os seus amigos pelo celular ou com a família que mora com você. 

Na hora de assistir uma aula, é importante você concentrar toda a atenção no aprendizado. Dessa forma, será mais fácil para reter o conhecimento. 

Você deve escolher um local que seja organizado para separar o material com cuidado. Eles devem ser acessíveis para evitar perda de tempo durante os estudos. 

Além disso, busque um ambiente que mantenha o seu foco e não tenha muitas distrações como a televisão e o barulho da rua. 

O local de estudos deve ser um espaço com boa iluminação e ventilação. O estudante também deve optar por um ambiente que não tenha um fluxo intenso de pessoas. 

Assim, não será interrompido durante as aulas. 

3 - Crie um cronograma de estudos 

Para superar as suas metas, é necessário definir um horário de estudo. Isso é muito importante, especialmente quando o aprendizado é online. 

O cronograma de estudo também evita acúmulo de matérias e permite reservar horários para exercícios, trabalhos e períodos de descanso. 

Uma pausa e uma boa noite de sono aumenta a produtividade, melhora a concentração e facilita o aprendizado. 

Para facilitar esse processo, anote quais são as suas obrigações diárias. Dessa forma, saberá o tempo livre para estudo. 

Geralmente, os compromissos diários são: trabalho, afazeres de casa, compromissos sociais e, quem já é pai ou mãe, os períodos que precisa para cuidar dos filhos. 

4 - Mantenha o foco 

Não adianta ter um planejamento de qualidade e um bom ambiente de estudos se o aluno não tem autodisciplina. 

Esse perfil de estudante tem mais probabilidade de perder o foco com redes sociais, serviços de streaming e sites de entretenimento. 

Se você sofre com esse problema, não precisa se desesperar. 

Para lidar com a situação, recomendamos a técnica de pomodoro. Ela cronometra o período de estudo de 25 minutos e faz pausas de cinco minutos. 

O método ajuda a controlar as distrações e mantém o estudante mais tempo concentrado. 

Outra dica interessante é escolher cursos de graduação que ajudam a aprimorar essa e outros habilidades que são importantes para o desenvolvimento profissional

5 - Tenha coragem!  

Um dos principais erros dos alunos em aulas virtuais é ter vergonha de tirar dúvidas com os professores. A câmera do computador ou celular pode parecer que intimida um pouco, mas o caminho é sentir que a aula é a mesma que tinha em sala presencial, só mudou o jeito como acontece.

Você deve aproveitar as oportunidades e utilizar os canais disponíveis como e-mails, chats e grupos de estudos. 

A comunicação com os professores é ideal para expandir o seu aprendizado. 

Percebeu que estudar com aulas virtuais não é o fim do mundo? Então, use as nossas dicas para ter mais disposição e segurança com o novo agora. 

Após conhecer as melhores dicas para acompanhar as aulas virtuais, acesse esse artigo e descubra como se adaptar ao futuro do mercado de trabalho. 

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.