como entrar no mercado de trabalho-1

Desenvolvimento profissional: como ser desejado pelo mercado

Bruno Grecco

Quando o(a) estudante ingressa em um curso superior, sabe que está em um caminho promissor para uma carreira de sucesso. Mas concluir a faculdade não é o bastante, e já não é mais a garantia de um futuro sólido na profissão escolhida.

No mercado de trabalho atual, é necessário apresentar habilidades e competências que o(a) destaquem dos demais candidatos, e a graduação é o melhor momento para adquirir e exercitar tais habilidades.

Em um artigo publicado pela Revista Exame a presidente do conselho do grupo Cia. de Talentos, Sofia Esteves, afirmou que as empresas vêm buscando flexibilidade, facilidade para trabalhar em equipe, competência emocional e proatividade em novos funcionários, além da experiência profissional.

Eles também devem estar atualizados sobre os avanços tecnológicos e as novas ferramentas de trabalho, e precisam se adaptar a novas situações constantemente.

E de que forma o ensino superior pode transformar você no profissional desejado pelas empresas? Como é possível alcançar esse objetivo ainda na faculdade? Essas são perguntas que todos os universitários se fazem. Mas não se preocupe:  vamos ajudar a responder nesse artigo. Confira!

como ser desejado pelo mercado de trabalho-1

Três dicas para ser desejado no mercado

Todo profissional deseja se tornar referência no que faz para ser valorizado pela empresa em que trabalha. Esse cenário faz parte de um desafio diário para crescer na profissão. Veja abaixo três dicas que separamos para lhe ajudar nessa rotina.

  1. Dedique diariamente algumas horas para os estudos. O conhecimento sobre sua área de atuação vai ajudá-lo(a) a se tornar um(a) profissional seguro, eficiente e qualificado(a) para processos seletivos, além de garantir boas notas;
  2. Aproveite a graduação para fazer networking com alunos e professores. Eles podem abrir as portas das empresas para que você adquira experiência profissional e fique por dentro do mercado. As instituições de ensino superior também possuem parcerias e encaminham os alunos que se destacam para vagas de estágio;
  3. Ao conseguir um estágio, se aproxime de profissionais que agregam valor ao seu trabalho. Converse sobre a profissão, absorva dicas e observe a maneira como trabalham e se posicionam em suas funções.

A importância das experiências dentro e fora da sala de aula

É importante deixar claro que o desenvolvimento profissional ocorre dentro e fora da sala de aula. O profissional que pretende atender a essa nova demanda do mercado deve saber que a teoria e a prática se complementam, e a comprovação de ambas é que garante a contratação em um processo seletivo.

Das características citadas no artigo, queremos destacar, ainda, o papel da proatividade no mercado de trabalho atual. Um profissional proativo não é somente quem lidera e faz o trabalho acontecer.

Agora, ele também se propõe a encarar desafios, descobrindo e ultrapassando seus limites de forma inteligente com a finalidade de oferecer mais para o rendimento da empresa. Ele se compromete, ou no popular, ‘veste a camisa’ da corporação para a qual presta serviço.

Fique atento às mudanças 

Quem deseja ter uma carreira bem sucedida e, consequentemente, ganhar um salário mais atrativo, precisa se atentar para as novidades da profissão e do mercado em que atua. 

O perfil profissional que descrevemos ao longo do artigo foi moldado pelo tempo e segue em constante mudança, de forma que os estudantes devem buscar atendê-lo em sua totalidade ou, ao menos, em suas competências essenciais para que os empregadores fiquem interessados em seu trabalho.

Não é tarefa simples, mas os que conseguem estarão assegurando um cobiçado currículo e um futuro promissor aos olhos do mercado, tornando-se os profissionais mais desejados pelas empresas.

Gostou do nosso artigo? Siga as nossas dicas e valorize as competências e habilidades que você possui para se tornar um protagonista na sua profissão.

Nova call to action

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.