livros de arquitetura

Os melhores livros de arquitetura essenciais para ser um bom profissional

Clarisse Gontijo

O estudante de arquitetura deve estar preparado para começar a sua jornada como especialista, nutrido de boas informações. Os livros são uma parte incrivelmente importante no desenvolvimento do profissional arquiteto.

Mesmo com a enorme quantidade de material online disponível, as bibliografias tradicionais ainda mantêm uma quantidade incomparável de conhecimentos que sites e blogs simplesmente não podem fornecer. 

Veja a seguir uma lista dos melhores livros de arquitetura!

os melhores livros sobre arquitetura

Leitura para arquitetos

Manual do arquiteto descalço

Segundo o autor Johan van Lengen, a combinação de várias técnicas é o que permite a criação de um ambiente mais harmonioso para se viver. Esse manual para leigos e arquitetos quer responder aos desafios atuais da questão habitacional, apresentando alternativas para aplicar no processo de construção. 

Encontra-se no livro uma combinação de técnicas tradicionais e modernas; como o uso da terra, bambu, madeira e sisal, e materiais menos ecológicos, como o gesso e o cimento. Além disso, há  exemplos práticos de como construir um telhado verde, um fogão à lenha, um aquecedor solar e até mesmo a velha técnica de pisar no barro para fazer tijolos. Compre aqui

Entrevistas com arquitetos

Na edição, o autor Hanno Rauterberg (2008) conversa com os mais reconhecidos e importantes arquitetos da atualidade sobre suas inspirações, principais referências e como veem a arquitetura como ferramenta de mudança. 

A linguagem é bastante informativa, acessível e ilustrada, oferecendo uma boa oportunidade para entender um pouco como os arquitetos profissionais pensam, entre eles: Oscar Niemeyer, Norman Foster, Frank Gehry, Zaha Hadid, Rem Koolhaas, Daniel Libeskind, Herzog & de Meuron, Peter Zumthor entre outros. Compre aqui

Arte de projetar em arquitetura

A publicação de Benelisa Franco e Ernst Neufert é um manual de construção mundialmente reconhecido, que reúne, de forma sistemática, os fundamentos, normas e prescrições sobre recintos, edifícios, estâncias, instalações e utensílios, tomando o ser humano como medida e objetivo. Desde a sua primeira edição alemã de 1936, realizaram-se 39 edições no idioma original e outras 17 em português, além de ter sido publicado em 18 idiomas diferentes e vendido mais de um milhão de exemplares. Compre aqui.

Saber ver a arquitetura

Para saber ver a arquitetura é preciso, antes de mais nada, uma clareza de método. O arquiteto, crítico e historiador Bruno Zevi, autor do livro, se dispõe a esclarecer os resultados mais recentes da crítica arquitetônica. A ideia é descomplicar diversos trabalhos desenvolvidos por estudiosos anteriormente, e reunir tudo aquilo que, com inteligência e firmeza foi semeado por eles. Compre aqui.

Planejamento urbano

O arquiteto, urbanista, escultor e pintor suíço Le Corbusier, analisa e propõe uma nova visão arquitetônica e urbanística capaz de colocar o homem em um entorno que privilegie o humano e o natural. Com a clara percepção de que até as primeiras décadas do século XX havia dois estabelecimentos humanos: a cidade como estrutura urbana  e a aldeia como organismo rural. Ler e estudar Le Corbusier, hoje, é inspirar-se. Compre aqui.

A arquitetura sempre estará avançando, assim como a necessidade de aprender e explorar! Quer saber quais as principais atuações de um arquiteto?

Quais as principais atuações  de um arquiteto?

 

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.