arquitetura altamira

Quais as principais atuações de um arquiteto?

Clarisse Gontijo

Você sabe quais são as principais atuações de um arquiteto? Esse profissional garante a beleza, harmonia e uma melhor organização dos ambientes e estruturas, a fim de garantir conforto e funcionalidade.

Através de suas atribuições, fica claro que os arquitetos não são apenas profissionais em obras e projetos, mas ele abrange todas as necessidades e perfis de cada pessoa do espaço a ser transformado, sendo assim, precisa ser um profissional humanizado, sensível e detalhista, é por isso que Arquitetura é considerado um curso de humanas, e é identificado pela CAPES como Ciências Sociais Aplicadas.

Agora vamos listar as principais atuações de um arquiteto para você conhecer mais sobre essa profissão promissora!

arquitetura altamira 2

Arquiteto Urbanista

O arquiteto urbanista planeja, organiza e faz o planejamento das cidades. Essa área de atuação do arquiteto é bastante promissora, afinal, ele faz projetos arquitetônicos para os centros das grandes cidades.

Portanto, esse é o papel do arquiteto urbanista, ele estuda o estilo da cidade e as suas reais necessidades, e a partir disso, realiza os seus projetos.

Paisagismo e Ambientes

O arquiteto paisagista atua na criação dos espaços abertos, e projeta paisagens de espaços abertos como por exemplo, parques e praças; e também, em agricultura e silvicultura.

Esse profissional também pode efetuar projetos de fachadas e jardins residenciais, ou de áreas particulares. Quem atua nessa área trabalha bastante com estética, harmonia, e precisa ser bem sensível e detalhista nos projetos.

Acompanhamento e Administração de Obra

Nessa área de atuação, o arquiteto projeta, planeja e acompanha o andamento de obras como edifícios. E trabalha junto com engenheiros e outros profissionais, garantindo a eficiência do projeto, e ainda, a segurança durante o processo de execução.

Luminotécnica

Esse profissional trabalha com sistemas de iluminação para os ambientes e espaços, tendo sempre em vista de que a luz tem um impacto profundo em nossa saúde mental e física.

Seja em pequena e grande escala, em ambientes internos ou externos, o arquiteto que se especializa nessa área trabalha para proporcionar o melhor ambiente com iluminação adequada.

Desenho de Mobiliário

Quem é muito criativo vai amar essa área, afinal, esse profissional é responsável tanto pela criação de objetos, como de mobiliários. Ele cria novas tendências e contribui para o design e arquitetura de interiores.

Arquiteto de negócios

O arquiteto de negócios é o mais próximo do proprietário do projeto. Ele é um homem de comunicação que está particularmente familiarizado com os negócios e a estratégia da empresa, e sabe como relacionar as necessidades funcionais e a evolução das tecnologias.

Sua análise das necessidades dos usuários e sua presença constante nos departamentos funcionais permitem avaliar regularmente a satisfação dos usuários com relação ao portfólio de aplicativos, a fim de antecipar as solicitações de alterações ou de reformulação.

Ele deve definir as prioridades entre as diferentes direções, mas também realiza a formulação de necessidades transversais que envolvam vários controles de obras. Finalmente, seu domínio dos processos da empresa permite identificar todos os impactos de um projeto e tomar as medidas necessárias para evitá-los.

E aí? Está pensando em ingressar nessa profissão? Saiba mais aqui! Você também pode baixar este e-book para saber tudo sobre o curso de Arquitetura no Pará.

Nova call to action

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.