A Biomedicina é uma das profissões mais jovens do mercado. Surgiu por volta dos anos 1960 e representa a perfeita união entre Medicina e Biologia. Contudo, a noção de que esses profissionais lidam com pacientes da mesma forma que os médicos é bem equivocada. Na verdade, eles valorizam o relacionamento cooperativo com outros especialistas.
Até agora, sua principal responsabilidade é se engajar na pesquisa de doenças e diagnósticos clínicos em hospitais, laboratórios e até mesmo em áreas industriais. No entanto, as mudanças sociais e o desenvolvimento de novas tecnologias promoveram um tremendo avanço do cenário tradicional.
Essas questões propiciam o desenvolvimento do currículo e da carreira. Hoje, a Biomedicina é considerada uma das profissões do futuro. Veja mais a seguir e conheça tudo sobre essa carreira!
A graduação em Ciências Biomédicas permite que o aluno tenha capacidade suficiente para atuar nas diversas áreas da saúde e tenha uma base sólida em ciência, conhecimento e ética, preparando-o para o ingresso no mercado. Após a conclusão, o biomédico está apto a realizar as seguintes atividades:
Os profissionais devem estar atentos às realidades sociais, culturais e econômicas da região e promover as mudanças e benefícios necessários. Por isso, a grade curricular tem estágios obrigatórios em hospitais e clínicas para que possam atender casos reais e entrar em contato com a tecnologia mais avançada do mercado. Veja algumas disciplinas que fazem parte do currículo:
Instituições bem reconhecidas têm desempenhado um papel importante na formação dos alunos e fornecido o suporte necessário para as aulas práticas nas seguintes áreas por meio de laboratórios altamente desenvolvidos, promovendo assim um ensino de excelência:
Hoje, o mercado de trabalho busca profissionais biomédicos qualificados para atuar nas mais diversas áreas de formação profissional — inclusive avaliando as mais altas patentes de desenvolvimento acadêmico, como mestrado e doutorado.
As instituições profissionais e educacionais também procuram pessoas aptas a lecionar na área da saúde, além dos cursos livres de gestão de laboratórios, medicina nuclear e radioterapia.
Lembra das atividades que mencionamos no tópico anterior? Reprodução, engenharia, diagnóstico por imagem e análises clínicas? Além disso, a carreira docente nesta área é muito promissora.
Também precisamos chamar a atenção do setor privado e público. Nas empresas privadas, a correção de materiais científicos e a reestruturação dos laboratórios de pesquisa têm recebido atenção. No setor público, o concurso oferece vagas de emprego para especialistas criminais e analistas forenses. Muitas oportunidades para quem pretende fazer a faculdade de Biomedicina.
Obviamente, o campo da saúde geralmente oferece oportunidades de trabalho bem remuneradas. Não é diferente na Biomedicina, concorda?
De acordo com um dos maiores sites de anúncios de empregos, a Catho, foram abertas mais de 170 vagas de emprego em Biomedicina em apenas 5 meses, e os formados ganham até 5.000 reais. No caso de especialistas e concursados, esse valor pode subir ainda mais.
Segundo o CFBM (Conselho Federal de Biomedicina), com o crescimento do índice de expectativa de vida, a área da saúde é um segmento que vem se expandindo no mercado de trabalho e, relacionado a isso, aumenta a preocupação das pessoas com sua saúde física e mental. Desta forma, quem faz a graduação em Biomedicina sempre terá boas opções de trabalho.
Quando se trata das carreiras mais promissoras, não faltam especializações relacionadas à genética, biotecnologia, produtos farmacêuticos, hospitais e indústrias de serviços para o profissional em Biomedicina. Devido à grande variedade de campos nesta área, a Biomedicina é um modelo de graduação que pode garantir segurança para futura empregabilidade.
Do processo mais simples ao mais complexo, o biomédico é responsável por fornecer respostas para o diagnóstico e tratamento de doenças. A CBFM destaca as seguintes áreas de atuação:
Vale destacar também que, a Biomedicina está relacionada ao estudo de células-tronco, tema que vem sendo amplamente discutido nos últimos anos. Afinal, podem ser utilizadas no tratamento de diversas doenças, como a leucemia.
Outro ramo em desenvolvimento é a Biomedicina Estética. Os especialistas da área estão qualificados para realizar tratamentos de saúde e beleza de acordo com o código de ética, leis e regulamentos, com ênfase em procedimentos como carboxiterapia, micropulverização, administração de botulina e prescrição de cosméticos e determinados medicamentos.
Essas foram as informações sobre a Biomedicina e áreas de atuação que trouxemos para você. Como você pode ver, esse campo tem espaço para os mais diversos profissionais, seja quem prefira o campo das Ciências Forenses ou quem prefira o trabalho laboratorial. Todos têm acesso a boas oportunidades no mercado.
Gostou deste conteúdo? Então, baixe nosso e-book e descubra tudo o que você precisa saber sobre o curso de Biomedicina!