Biomedicina ou Farmácia lorena 2

Biomedicina ou Farmácia? Quais as principais diferenças

Clarisse Gontijo

A Biomedicina é uma das mais promissoras carreiras da área de saúde. Este campo do conhecimento é responsável pela pesquisa e classificação de microorganismos causadores de doenças humanas e desenvolvimento de novos métodos de prevenção.

Estes profissionais são essenciais para elaboração de novos medicamentos, trabalhando diretamente no laboratório. Neste momento, muitos se confundem: se os biomédicos são responsáveis por criar remédios, qual é a diferença do seu trabalho para o farmacêutico?

Nesta postagem, explicaremos quais são as diferenças entre o que faz um biomédico e o farmacêutico para ajudar você a escolher o seu curso de graduação na faculdade.

Biomedicina ou Farmácia altamira

Faculdade de Farmácia e Biomedicina

Vamos direto ao ponto e conhecer as jornadas de aprendizado dos estudantes dos dois cursos.

Durante a faculdade, o estudante de biomédico possui disciplinas específicas, focadas em Anatomia e Microbiologia e práticas laboratoriais e estágios supervisionados para análises clínicas, com a manipulação de microorganismo, testes com tecidos humanos e sangue.

O curso de Farmácia no Pará dura cinco anos. Existem mais disciplinas com foco em Química na grade curricular em comparação à Biomedicina e práticas em laboratório para a manipulação de medicamentos.

O que faz um biomédico?

Diariamente, os biomédicos tem uma rotina com o uso de microscópios e amostras de materiais humanos, como sangue, urina e cabelos. Porém, existem profissionais de laboratório que fazem análises toxicológicas para investigações policiais.

Outra tipo de análise de tecidos comum são os testes de DNA, que também são de responsabilidade dos biomédicos. Grande parte dos profissionais estão empregados no setor de laboratórios de Hematologia e Análise Clínica.

O que faz um farmacêutico?

Embora você conheça o profissional que trabalha no setor de drogarias, existem mais 135 especialidades de atuação profissional, segundo o Conselho Federal de Farmácia. Em destaque, as áreas de análise clínico-laboratoriais, farmácia hospitalar e toxicologia.

Por essas peculiaridades, o mercado têm grande demanda por novos farmacêuticos. Tanto que esta foi a terceira profissão com mais empregos gerados no primeiro semestre de 2018, segundo o site Quero Bolsa. Um ótimo desempenho para um cenário econômico brasileiro.

Mercado de trabalho para Biomedicina

O mercado profissional para os biomédicos não está restrito apenas a análise clínica em hospitais, universidades e laboratórios. É possível também atuar na área de meio-ambiente, detectando contaminações, tratamento de água e produção de alimentos (Bromatologia).

Em relação ao farmacêutico, o biomédico tem um mercado mais restrito, contando com ao menos 32 especializações, segundo o Conselho Federal de Biomedicina. Porém estas ocupações só tendem a aumentar com o avanço da Genética e a Bioengenharia.

Qual faculdade você deve escolher?

Tanto o curso de Biomedicina quanto a Farmácia no Pará possuem um futuro promissor no campo da saúde humana e animal. Para escolher com sabedoria a sua faculdade e começar a estudar, nossa dica é que você analise a nota do curso no site no Ministério da Educação.

Quer saber mais sobre os cursos? Baixe nosso ebook de Biomedicina ou de Farmácia e saiba tudo sobre as graduações!

Nova call to action

 

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.