A inovação é a essência da crescente tendência em desenvolvimento de negócios. Nesse sentido, mesmo com a quebra disruptiva que os novos modelos de empreender trazem, existem profissões essenciais, como é o caso da Administração em startups.
Seja em qual for o setor, a administração é a área responsável por levar as empresas sempre ao próximo passo de crescimento.
Pensando nisso, o profissional cria estratégias, executa e monitora ações, coordenando equipes e direcionando os projetos de forma ordenada. Nas palavras do teórico organizacional americano Harold Koontz, “Administração é a arte de realizar coisas com e por meio de pessoas em grupos formalmente organizados.”
Entenda melhor aqui como os modelos de negócios mais distintos podem se beneficiar da administração.
Antes, explicaremos quais são as diferenças essenciais entre as startups e os modelos tradicionais de negócios.
Em suma, uma startup é uma organização temporária - que um dia se consolidará em uma empresa sustentável - que deseja atingir um modelo de negócios escalável e repetitivo.
Este modelo é o que possibilita que a futura empresa lucre exponencialmente. Além disso, a proposta das startups é trazer uma solução - ou aplicação desta - disruptiva para o mercado, suprindo uma dor da população de forma eficiente.
Portanto, as startups são caracterizadas por:
Além disso, as startups estão em constante mudanças e precisam corrigir seus “erros” com o máximo de agilidade.
Empresas tradicionais, por sua vez, vão na contramão. Busca-se por seus idealizadores, se posicionar num mercado já consolidado, de preferência em que a concorrência não seja tão vasta.
Por se tratar de estruturas tradicionais, essas empresas se caracterizam por:
Todas essas diferenças refletem nas estruturas organizacionais, posicionamento no mercado e objetivos.
Uma vez que entendemos a natureza de negócios de uma startup, entendemos melhor a importância da Administração em startups.
Contar com profissionais capacitados da área é o segredo do sucesso de qualquer empreendimento. Isso porque é papel do administrador fazer com que um negócio - qualquer que seja ele - tenha sucesso.
Para isso, é papel deste especialista otimizar processos, reduzir gastos e otimizar o lucro. Ele age como um regulador, tendo em vista as necessidades e metas do negócio. As metas, por sua vez, são essenciais para que as startups cresçam de forma satisfatória.
Além disso, uma vez que as startups estão em constante mudanças, é essencial reavaliar decisões e propor novas ações em tempo hábil.
Criar estratégias para um franco crescimento, gerir recursos e prezar pela saúde organizacional, são as principais atribuições de um profissional de administração em startups.
A Administração em startups é um das formas de atuação em que o profissional com formação superior pode investir. Tem interesse na área? Entenda mais a respeito dos principais desafios desta profissão!