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9 motivos para investir na aprendizagem baseada em projetos

Written by Clarisse Gontijo | Nov 3, 2020 12:19:00 PM

Você já ouviu falar da aprendizagem baseada em projetos? É um método de ensino que visa permitir que os alunos desenvolvam habilidades e conhecimentos por meio do trabalho de pesquisa, solução de problemas e busca de respostas.

A partir daí, os estudantes começam a formular hipóteses, realizar pesquisas e ações práticas até chegarem a uma solução (ou produto) satisfatória, de acordo com as especificações do problema proposto. 

Nos tópicos a seguir, mostraremos algumas características e motivos para aplicar esse estilo de aprendizagem no cotidiano dos alunos em um curso de graduação. Confira!

1. Metodologia interdisciplinar

Este tipo de aprendizagem é muito adequado para envolver os alunos em problemas práticos, especialmente no ensino superior. Devido à necessidade de utilizar uma variedade de informações, pode-se dizer que se trata de uma abordagem interdisciplinar, pois problemas e soluções raramente envolvem questões de natureza única. 

Desta forma, os estudantes precisam usar as habilidades, conhecimentos e conteúdos de diferentes campos acadêmicos para executar bem o trabalho e concluir o projeto com sucesso.

2. Ensino focado no estudante

Aqui, os professores não desempenham mais o papel de detentores e fornecedores do conteúdo, e sim de facilitadores, atuando como gestores do projeto. Assim, os alunos ganham maior autonomia durante a faculdade, e atuarão com independência, solicitando ajuda profissional apenas quando necessário, por exemplo, para tirar dúvidas. 

Portanto, incentive os estudantes a tomar suas próprias decisões e escolher a melhor maneira de executar a tarefa. Tudo isso os torna o centro da metodologia.

3. Incentivo ao pensamento crítico

Além de outras habilidades, como criatividade, colaboração e comunicação, os alunos também são incentivados a desenvolver o pensamento crítico ao longo da graduação. Com isso, eles poderão fazer as escolhas certas no processo, além de fornecer feedback e avaliar os resultados alcançados, sendo capazes, inclusive, de implementar mudanças.

4. Fomento à solução de problemas

Por serem responsáveis pelo projeto e exigências relacionadas, os alunos precisam estar preparados para identificar problemas e formular contramedidas, a fim de tornar os resultados satisfatórios com base nas especificações inicialmente adotadas. 

Desta forma, o propósito da aprendizagem baseada em projetos é melhorar a capacidade de compreensão de conteúdo, podendo usar essas habilidades na escola, vida pessoal, vestibular, universidade e trabalho.

5. Estímulo à criatividade e curiosidade

Outro motivos para adotar as metodologias ativas de ensino é que, para resolver os problemas e necessidades expostos, os alunos precisam colocar em prática sua curiosidade e criatividade. 

Essas duas habilidades permitem realizar uma análise mais completa do projeto, apresentar diversos pontos de vista e, em seguida, desenvolver soluções eficazes e inovadoras — seja no desenvolvimento de novos produtos, projetos ou modelos de serviço.

6. Preparo dos alunos para o mercado

Conforme mencionado anteriormente, o aprendizado baseado em projetos e seu ensino híbrido — combinam várias atividades com e sem professores, permitindo aos alunos estudarem individualmente, em grupo ou com o professor por meio da Internet —, o que também ajuda os alunos a se prepararem para o mercado de trabalho. 

Isso se deve à sua capacidade de desenvolver competências importantes no ambiente profissional: as chamadas soft skills. 

Estas não são competências diretamente relacionadas ao conhecimento e habilidades de trabalho, mas habilidades sociais, emocionais e psicológicas, que são:

  • relacionamento interpessoal
  • boa comunicação; 
  • cooperação; 
  • equilíbrio emocional; 
  • capacidade de trabalhar sob pressão; 
  • flexibilidade.

Dessa forma, o ensino semipresencial abre espaço para o pensamento crítico, pois todos os alunos terão a oportunidade de aprender mais sobre o problema, despertando o interesse  em participar de encontros presenciais.

7. Possibilidade de colaboração em projetos

Já que estamos falando sobre colaboração, não podemos deixar de mencionar especificamente como a colaboração facilita o aprendizado baseado em projetos. Nesse caso, essa habilidade está relacionada à contribuição do aluno para o grupo e ao trabalho realizado. 

Todos são estimulados a oferecer opiniões, visões críticas, fazer contribuições e até mesmo ajudar a resolver conflitos quando ocorrerem. Vale ressaltar também que, uma relação mais positiva é estabelecida com o professor responsável pelo projeto.

8. Desenvolvimento do pensamento crítico

Um dos objetivos é permitir que os alunos usem o pensamento crítico para analisar situações. Na prática, isso significa fazer perguntas, entender a situação sob diversos ângulos, buscar mais informações e poder desenvolver a solução mais adequada para o projeto. 

Esse pensamento crítico está intimamente ligado à busca do conhecimento por parte do aluno, sem a necessidade do professor fornecer o conteúdo que foi explicado. Além disso, por buscar constantemente a ampliação do conhecimento e ser capaz de determinar quais decisões são mais adequadas ao projeto, de forma a alcançar os resultados desejados desde o início, é mais fácil desenvolver a iniciativa.

9. Benefícios para a instituição de ensino

Além de todos os motivos citados até agora, esse modelo de aprendizagem traz vantagens não apenas para os estudantes, mas também para a instituição como um todo. Em suma, a universidade ou escola que utiliza do ensino ativo gera um ambiente com alunos mais satisfeitos, maior destaque no mercado no qual atua, crescimento na atração, captação e retenção de novos alunos, entre outros.

A aprendizagem baseada em projetos é muito adequada para melhorar o desenvolvimento dos alunos no ambiente acadêmico. Afinal, uma abordagem positiva pode ajudar os alunos a passar nos exames de admissão e entrar no ensino superior com um conhecimento mais amplo. 

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Veja também o nosso post a respeito das vantagens e desafios da educação híbrida!