O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um grande facilitador para o(a) estudante que pretende ingressar em um curso superior.
A prova realizada uma vez por ano permite que os vestibulandos utilizem a média alcançada para conquistar vagas em universidades de todo o Brasil, por meio do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Também é possível conseguir boas condições de financiamento em instituições particulares com o Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Algumas universidades até substituem os tradicionais vestibulares pela prova do Enem, tornando-a ainda mais importante.
Mas, o cálculo dessa média pode ser um pouco complexo. Para concorrer a uma vaga pelo ProUni ou pleitear financiamento pelo Fies, os candidatos devem obter média superior a 450 pontos, sem zerar a redação. Já no SiSU, cada instituição pode definir pesos específicos para as matérias, de acordo com o curso pleiteado.
Quer saber como calcular a nota do Enem e saber como usá-la? Siga em frente no nosso artigo e boa leitura!
O cálculo do Enem na prática
É recomendado aos candidatos que aprendam a calcular a nota do Enem para que possam acompanhar o processo seletivo para os cursos desejados. Acompanhe os cálculos abaixo e aprenda a utilizar a sua nota do Enem:
- Para ProUni e Fies: média simples. Nesses casos, a média é calculada somando a nota das cinco provas, incluindo a redação, e dividindo por cinco. Exemplo: um(a) aluno(a) que conseguiu 759 pontos em Matemática e suas Tecnologias, 976 pontos em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 865 pontos em Ciências Humanas e suas Tecnologias, 643 pontos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 986 pontos na redação, teve uma média de 845 pontos e poderá ingressar em qualquer um dos programas.
- Para SiSU: média complexa. Nesse caso, a média é calculada somando a nota de todas as provas, multiplicadas pelos cinco pesos, e dividindo pela soma dos pesos estipulados pela universidade. Exemplo: o(a) mesmo(a) aluno(a) acima está concorrendo a uma vaga no curso de Engenharia da universidade X, que define peso 3 para a prova de Matemática e suas Tecnologias, peso 2 para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e peso 1 para as demais avaliações. Com a pontuação do exemplo anterior, ele(a) teria média de 840 pontos.
Como consultar as informações sobre a nota do Enem?
As universidades que adotam o sistema de peso são obrigadas a divulgar os valores e a chamada nota de corte, nota mínima para concorrer a uma vaga, em seus portais.
As informações também podem ser consultadas quando a inscrição é feita no SiSU. Considerando que a nota de corte da universidade X tenha sido inferior à sua pontuação, o(a) aluno(a) também passaria.
Como usar a nota do Enem?
A nota máxima necessária para estar apto a concorrer vagas depende de como funciona cada programa. Mas, em geral, considera-se ideal a média superior a 500 pontos. O próximo passo, após ter a média em mãos, é fazer a inscrição na categoria desejada.
As vagas noturnas são mais concorridas, e há cursos específicos com um grande número de candidatos por vaga, como é o caso da Medicina. Por isso, todos os vestibulandos devem fazer a prova do Enem com calma e segurança para garantir bons resultados.
Agora que você já sabe como calcular sua nota, que tal ir se preparando, estudando bastante, para ir bem no exame?