logo-enem

Enem: saiba tudo sobre a prova

Estefânia Nascimento

Estamos apenas a alguns dias de um dos maiores desafios enfrentados pelos estudantes: o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.

Conhecido como “grande porta de entrada” para o ensino superior, o Enem não é somente um exame para os estudantes finalistas da educação básica brasileira, mas sim, na grande maioria das vezes, a ponte entre a vontade e possibilidade do estudante ingressar no Ensino Superior.

Por conta da pandemia provocada pela COVID-19, o Enem que acontece sempre ao mês de novembro, teve que ser adiado devido ao isolamento social. Com isso, a edição 2020 acontecerá nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, e contará com diversas medidas de segurança para que o exame ocorra de forma segura para os participantes e colaboradores.

Então se você vai participar desse próximo exame ou pretende fazê-lo em algum momento, a gente explica tudinho para você!

Breve resumo sobre o Enem

A princípio, vamos voltar um pouquinho no tempo para entender qual foi a ideia inicial dessa prova fantástica, e como com o passar dos anos, ela foi tomando outros caminhos, tornando-se hoje o caminho para o ingresso na faculdade.

A prova do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, era aplicada para avaliar os estudantes que formaram o ensino médio, tendo a sua primeira edição do Exame realizada no ano de 1998.

No ano seguinte a sua criação, o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão responsável pela realização da prova, adotou a possibilidade de utilizar a nota do Exame como modalidade de acesso ao Ensino Superior, proporcionando a milhares de estudantes a chance de viverem o sonho da graduação.

Hoje, 22 anos após a sua primeira aplicação e com base nos dados do Portal do Inep, 5,8 milhões pessoas estão inscritas para a realização do Enem 2020, na buscar da oportunidade de conquistarem o Ensino Superior.

Quem pode se inscrever para o Enem?

Pode participar do Exame, qualquer pessoa que esteja cursando ou já concluiu o ensino médio. No entanto, existem candidatos que ainda não concluíram e nem vão concluir o ensino médio no ano de realização da prova, os chamados “treineiros”. Esses candidatos podem realizar o exame, porém não poderão utilizar as notas para ingressar nas Instituições de Ensino Superior, participando da prova apenas para fins de autoavaliação.

As inscrições no Enem são realizadas no site oficial do Exame ou no Aplicativo do Enem. Os interessados em participar da prova devem ficar atentos aos canais de comunicação oficias do Enem, assim como em jornais, telejornais e redes sociais para não perder o prazo de inscrição divulgado pelo MEC - Ministério da Educação.

O valor da taxa de inscrição do Enem 2020 é de R$85, tanto para modalidade impressa quanto digital. Os estudantes que não possuem disponibilidade financeira para pagamento da taxa, podem solicitar a isenção da mesma, desde enquadrados nos requisitos de serem estudantes que estejam terminando o último ano do Ensino Médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou aqueles que já tenham cursado o mesmo em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada.

Outra regra para ter a isenção na taxa do Enem 2020 é ter uma renda menor ou igual a um salário mínimo e meio por pessoa. Além disso, o participante em situação de vulnerabilidade socioeconômica com Número de Identificação Social (NIS) que se encontra em uma família de baixa renda também pode pedir a isenção da taxa de inscrição do exame.

E como é a prova?

A prova do Enem é caracterizada pela sua complexidade e grande extensão. Contém 180 questões que abordam 4 áreas do conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
  • Matemática e suas tecnologias: Matemática. 

Tem, ainda, a Redação que avalia as competências discursivas do candidato, como:

  • Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
  • Compreensão da proposta de redação;
  • Seleção e organização das informações;
  • Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto;
  • Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Devido à sua extensão, o Enem é aplicado em dois dias, especificamente dois domingos seguidos:

No 1º dia: Com duração de 5 horas e 30 minutos de prova, são aplicadas 45 questões de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias + 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias + Redação.

No 2º dia: Com duração de 5 horas de prova, são aplicadas 45 questões de Ciências da Natureza + 45 questões de Matemática.

Muita coisa, não é mesmo? Mas calma, não se assuste! Nada que bastante esforço, atrelado a muita força de vontade não resolvam.

Novidades do Enem 2020

Uma das grandes novidades do Enem 2020 é o Enem Digital. Uma versão online da prova que será aplicada em locais pré-estabelecidos e com equipamentos determinados pelo Inep.

A estrutura do Enem Digital será igual à da versão tradicional do exame impresso, contando com 45 questões de cada área do conhecimento, mais uma redação que deverá ser desenvolvida no modelo dissertativo-argumentativo, com um máximo de 30 linhas. 

As provas do Enem Digital 2020 serão realizadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021, e está disponível para 100 mil inscritos que escolherem participar da prova nessa modalidade. Essa modalidade do Exame surge com o objetivo de minimizar a complexidade que envolve a logística do Enem, uma vez que a versão digital vai permitir a redução dos altos custos de aplicação da prova impressa, além de agilizar a correção.

Vale ressaltar que o candidato que optar por fazer a versão digital do Enem 2020 não poderá se inscrever na versão tradicional do Exame. Os participantes que participaram dessa versão devem ter concluído o ensino médio. Dessa maneira, os “treineiros do Enem” não poderão realizar a prova nessa modalidade, apenas a prova impressa.

Como se preparar para a prova?

Não é nenhuma novidade que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige muito de você. Por isso, para chegar confiante e arrasar nas provas, você precisa se preparar com bastante antecedência, afinal uma preparação antecipada é o diferencial para um bom desempenho.

Para isso, existem muitas formas de se dedicar aos estudos, desde cursos pré-vestibulares, até conteúdos que podem ser encontrados na internet de forma gratuita, que reúne um plano de estudos e dicas para chegar na prova mais preparado. 

Para auxiliar os candidatos nessa maratona de preparação, a Faculdade Alis está oferecendo de forma gratuita o Aulão do Enem! Esse é um evento preparatório para o Enem, e conta com a participação de diversos professores feras!

Não perca essa oportunidade única de revisar toda matéria da prova de forma simples, com alta qualidade e o melhor de tudo, gratuitamente! CLIQUE AQUI e se inscreva já!

O que eu preciso levar no dia do Enem?

Documentação: fique atento! Só é válido para realizar a prova documento original, oficial e com foto! Qualquer tipo de cópia ou documento original sem foto não é aceito. Por via das dúvidas, segue abaixo a lista do que levar no dia do Enem 2020:

  • Caneta esferográfica de cor PRETA fabricada em material transparente;
  • Cartão de confirmação de inscrição para identificação do local e sala;
  • Declaração de Comparecimento Enem 2020 impressa para o coordenador local assinar (caso precise desse documento);
  • Leve um pequeno lanche (frutas são mais recomendáveis) e uma garrafa de água transparente.

O que não devo levar no dia do Enem?

Durante a realização do Exame, não é permitido que os candidatos estejam portando alguns itens, e para você se organizar, separamos também uma lista do que é proibido utilizar no dia do Enem 2020:

  • Dispositivos eletrônicos (celulares, calculadoras, tablets, agendas eletrônicas ou similares);
  • Caneta que não seja de material transparente, lapiseira, lápis ou similares;
  • Livros ou anotações;
  • Relógios, chaves, fones de ouvidos ou similares;
  • Boné, chapéu ou gorro.

Como utilizar a nota do Enem?

A nota do Enem 2020 pode ser usada de diversas maneiras, mas todas elas ligadas ao ingresso em uma instituição de ensino superior. O candidato que fizer a prova pode utilizar sua nota para conseguir uma bolsa de estudos integral ou parcial no Prouni - Programa Universidade para Todos, pode colocar sua nota no Sisu - Sistema de Seleção Unificada para concorrer a uma vaga em universidades públicas, e pode ainda conseguir um financiamento estudantil através do Fies. 

Como ajuda, colocamos à sua disposição um post completo de como utilizar a nota do Enem na Faculdade Alis. Nesse artigo, você vai encontrar os detalhes sobre como utilizar seu desempenho no Enem ao seu favor.

Dicas para o grande dia!

Você se planejou, se preparou, se esforçou, deu o seu máximo! Finalmente, o grande dia está chegando. E agora, o que fazer!? O segredo é manter a calma e a concentração.

Mesmo com toda a preparação e com o conteúdo na ponta da língua, é totalmente comum sentir o nervosismo tomando conta. Então, para evitar com que a ansiedade te atrapalhe neste momento tão esperado, saia de casa com máximo de antecedência possível para chegar no local da prova com calma e tranquilidade.

Certifique-se que está levando tudo que precisa para a realização do exame e mantenha-se concentrado no seu objetivo: é o bom resultado que te levará ao Ensino Superior!

Agora que você já sabe tudo sobre a prova do Enem, compartilhe com seus amigos essa publicação!

Nós da Faculdade Alis de Itabirito desejamos a todos os participantes um excelente Exame!

 

 



Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.