blog_dicasaulavirtual_27052020

Dicas que ajudam a acompanhar as aulas virtuais

Bruno Grecco

Foi-se o tempo em que o estudo se resumia apenas na faculdade

Agora, os estudantes podem expandir o conhecimento com aulas virtuais. 

Em um primeiro momento, essa forma de aprendizado pode ser um desafio para muitas pessoas. 

No entanto, a adaptação é mais simples do que parece. 

Dúvidas? 

Continue lendo este artigo e descubra como acompanhar as aulas virtuais com eficiência. 

Por que estudar por meio de aulas virtuais? 

Antes de listar as dicas para que você aprenda como estudar com as aulas virtuais, vamos conhecer os benefícios desse novo formato de estudo? 

Neste tipo de aulas, o aluno tem a presença simultânea do professor(a), via sala virtual,  para estudar. Ele pode acompanhar o conteúdo em qualquer lugar do mundo. Basta ter um computador com acesso à internet. 

Outro benefício é a interatividade. Os alunos podem tirar as suas dúvidas com os professores por meio dos comentários, e-mails e grupos específicos para as aulas. 

Uma novidade sempre causa um pouco de insegurança, mas as aulas virtuais vão ajudar a potencializar o seu conhecimento ainda mais em um momento que pede isolamento social . Acredite!

Como continuar estudando em época de isolamento social? 

Agora que você já sabe quais são os benefícios das aulas virtuais, vamos aprender como aproveitar melhor esse recurso? 

Vamos lá? 

Defina um objetivo 

O primeiro passo para estudar por meio de aulas virtuais é definindo um objetivo. 

O conhecimento pode ajudá-lo a ter um padrão de vida melhor, conquistar reconhecimento na carreira ou ter uma boa nota no ENEM caso você esteja estudando para o exame (lembrando que aqui na Faculdade Alis Itabirito as notas do ENEM valem bolsas de estudos, viu?)

Investir o tempo em capacitação é o melhor caminho para ter sucesso profissional e pessoal. 

A definição de um objetivo é um ótimo recurso para evitar distrações, lutar contra a preguiça e aumentar a sua disposição. 

Faça um cronograma de estudos 

Não adianta ter um objetivo definido e estudar sem um cronograma. Esse tipo de material melhora a organização do tempo e ajuda a definir prioridades. 

No cronograma de estudos, você deve incluir quais são os dias e horários que serão dedicados para cada matéria. Momentos de estudos para além do horário das aulas virtuais, minutos preciosos que ajudam a reter e aplicar o conhecimento.

É fundamental reservar um período para o descanso, pois ele potencializa a concentração e a criatividade. 

No primeiro dia da semana,  a carga de estudos deve ser maior que o período de descanso, pois estará com bastante energia após o final de semana. 

Portanto, reserve 60% do dia para estudos e 40% para descansar, ler um livro ou conversar com os amigos. 

Já no segundo dia, o ritmo de estudos estará melhor. Sendo assim, divida o planejamento em 70% destinado para os estudos e 30% para o período de descanso.

A regra anterior também é válida para o terceiro dia. 

No quarto dia de estudos, o aluno deve reduzir o esforço. Assim, a carga de estudos terá 50% e o período de descanso será de 50% 

O último dia deve ser reservado para descansos.

Mantenha a rotina de estudos 

Um dos erros mais comuns dos alunos é,em casa, assistir às aulas na cama. Após um dia de trabalho exaustivo, provavelmente, será vencido pelo cansaço. 

Então, após realizar atividades de trabalho ou atividades pessoais que geraram desgaste (atividade física, limpeza da casa, trabalho etc), tome um banho, faça um lanche reforçado e vista-se adequadamente como se fosse para a faculdade. 

Se possível, tenha horários para uma atividade física semanal para aumentar a sua energia. Na internet, você pode encontrar diversas aulas gratuitas. 

Um simples treino pode melhorar a concentração, diminuir a depressão e potencializar a autoestima. 

Sem dúvidas, você terá mais motivação para iniciar os seus estudos. 

Use a tecnologia ao seu favor 

Outra dica interessante é utilizar diversos recursos para ampliar o seu aprendizado. Além das aulas online, o aluno pode escutar podcast, assistir a um canal no YouTube ou ler um livro digital. 

Essa flexibilidade ajuda a trazer mais dinamismo e interesse aos conteúdos.  

Dê recompensas para as suas conquistas 

Após cumprir o cronograma de estudos, lembre-se de escolher um benefício para usufruir no restante do dia. 

Você pode maratonar aquela série no Netflix, desafiar os seus amigos em um jogo online, conversar com as outras pessoas que moram na sua casa ou até fazer uma chamada de vídeo para o amigo ou parente que está em outra cidade ou quem você não tem encontrado fisicamente por causa do isolamento social.

Agora que você já sabe como estudar com aulas virtuais, vá em frente! Ou venha para a Faculdade Alis Itabirito ;) 

As dicas que mencionamos acima são muito importantes para melhorar a sua carreira profissional e ajudá-lo a conquistar os seus objetivos no mercado de trabalho

Após descobrir como continuar estudando em tempos que pedem para ficarmos em casa, acesse esse artigo e aprenda como se preparar para a redação do ENEM - porque uma boa nota no ENEM pode te trazer bolsas de estudos aqui na Alis!

Quero saber como me preparar para o Enem!

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.