Em março de 2020, fomos surpreendidos pela pandemia decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em virtude de um inimigo invisível: o coronavírus.
A princípio, as restrições e isolamento que seriam – por expectativa – apenas um período de controle para não proliferação do vírus, se perdura até os dias de hoje, e os casos de covid-19 continuam crescendo em todo país.
Diante desse cenário, em que os mais diversos aspectos da vida são afetados, trouxemos esse post como orientação de autocuidado e dicas na promoção de bem-estar frente ao isolamento social e às incertezas deste contexto.
A importância do autocuidado
Estamos enfrentando mais uma fase delicada na pandemia. Trata-se de uma segunda onda da doença, e sim, é momento de redobrarmos os cuidados.
Com isso, devemos nos atentar a todas as recomendações dos órgãos de saúde e praticar o autocuidado, zelando pela saúde própria e de familiares.
O autocuidado é definido por um conjunto de ações individuais realizadas com o objetivo de cuidar de si mesmo, promovendo a saúde e o bem-estar do corpo e da mente.
Pontuamos abaixo pontos associados a práticas de autocuidado que devemos manter durante esse período:
Em tempos de pandemia, tais práticas se fazem essenciais tanto para a prevenção da contaminação pelo novo coronavírus, quanto para a manutenção da saúde emocional, intelectual e social.
Plantão Psicológico Alis
Resguardar a saúde mental frente a pandemia provocada pelo Covid-19 tem sido um grande desafio para toda população. Mudanças na rotina, distanciamento social e atividades remotas é a atual vivência, e junto com essa nova realidade vem o medo, instabilidade e insegurança.
Pensando em atender a população prestando assistência psicológica neste momento de isolamento social, a FACULDADE ALIS oferece o Plantão Psicológico On-line.
Essa é uma modalidade de atendimento em que profissionais ou estudantes de psicologia se disponibilizam a realizar ajuda psicológica a quem tem demandas emergentes. Oferece-se acolhimento, apoio, escuta profunda sem julgamento que alivia a dor e auxilia a pessoa atendida a se escutar também e se mobilizar para lidar com suas questões de maneiras mais proveitosas e efetivas.
Esses atendimentos acontecem de forma 100% virtual e levam ajuda as pessoas que precisam de assistência inicial de forma adequada, com profissionais que zelam por esse cuidado mental.
Solicitação do atendimento
A solicitação do serviço deve ser feita através do acesso ao link. Em seguida, preencha o formulário fornecido para viabilização do atendimento e ai é só aguardar! Sua solicitação passará por uma triagem, onde a equipe composta por psicólogos e estagiários retornaram o contato no prazo mais breve possível.
Perfil dos pacientes atendidos
O atendimento é oferecido para maiores de 14 anos de idade, sendo necessário autorização do responsável aos menores de 18 anos, e é realizado de forma individual a cada paciente.
Sobre os atendimentos
Os atendimentos serão realizados através de vídeo chamada por estagiários de psicologia, supervisionados por psicólogas e professoras da FACULDADE ALIS, em horário previamente combinado e adequado às suas necessidades. Você só precisa dizer quais os melhores horários para esse atendimento, portar-se de internet e procurar um lugar tranquilo e reservado que garanta a privacidade da conversa.
São oferecidos três atendimentos por paciente, tendo como requisito indispensável a câmera do celular, computador ou tablet ligada durante todo atendimento.
Todos os atendimentos acontecem de forma virtual, prezando o sigilo e cumprindo as normativas éticas de atendimento on-line.
Então se você está passando por um momento difícil e precisa de ajuda, preencha o formulário clicando no botão abaixo e aguarde as instruções.
Para voltarmos a viver a vida como era antes da pandemia (e rapidamente), é hora de dobrar as medidas de segurança.
A prevenção sempre será o melhor remédio. Evite aglomerações e sempre siga as orientações dos órgãos oficiais de saúde.