Autocuidado em tempos de pandemia -corte

Autocuidado em tempos de pandemia

Estefânia Nascimento

Em março de 2020, fomos surpreendidos pela pandemia decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em virtude de um inimigo invisível: o coronavírus.

A princípio, as restrições e isolamento que seriam – por expectativa – apenas um período de controle para não proliferação do vírus, se perdura até os dias de hoje, e os casos de covid-19 continuam crescendo em todo país.

Diante desse cenário, em que os mais diversos aspectos da vida são afetados, trouxemos esse post como orientação de autocuidado e dicas na promoção de bem-estar frente ao isolamento social e às incertezas deste contexto.

Autocuidado em tempos de pandemia - SEM INFORMAÇÕES

A importância do autocuidado

Estamos enfrentando mais uma fase delicada na pandemia. Trata-se de uma segunda onda da doença, e sim, é momento de redobrarmos os cuidados.

Com isso, devemos nos atentar a todas as recomendações dos órgãos de saúde e praticar o autocuidado, zelando pela saúde própria e de familiares.

O autocuidado é definido por um conjunto de ações individuais realizadas com o objetivo de cuidar de si mesmo, promovendo a saúde e o bem-estar do corpo e da mente.

Pontuamos abaixo pontos associados a práticas de autocuidado que devemos manter durante esse período:

  • Higiene e prevenção da contaminação: Lave as mãos sempre que possível, com água e sabão, e na falta, utilize álcool em gel 70%. Fique atento a correta utilização da máscara, que deve sempre cobrir o nariz e a boca, devendo ser substituída a cada 3 horas. Se precisar sair de casa, troque o calçado antes de entrar na sua residência, e tome banhos antes e após o contato com quaisquer objetos ou pessoas.
  • Física: Tenha uma alimentação regular e nutritiva. Beba água durante o dia, pelo menos dois litros que em média representam de 6 a 8 copos de água. Faça exercícios físicos em casa, pelo menos 30 minutos diários. Realize contato e visitas regulares ao médico controle das doenças crônicas, caso existam.
  • Intelectual: Exercite a mente. Leia um livro ou assista um filme. Estimule o pensamento crítico e a criatividade e busque aprender algo novo, como aprender um novo idioma ou matricular-se em um curso são formas de manter estímulos constantes do cérebro.
  • Social: Viva em harmonia com as pessoas ao redor. Mantenha contato com familiares e amigos através de telefonemas e mensagens.
  • Espiritual: Pratique de meditação e yoga, ou participar de missas ou cultos on-line (conforme a orientação religiosa de cada pessoa). Essas atividades são importantes meios de cultivar sentimentos de paz e propósito dentro de si e ao redor.

  • Mental e emocional: Cuide dos seus sentimentos. Principalmente durante a pandemia, o índice de ansiedade, depressão e outros distúrbios associados ao humor aumentaram significativamente. Realize a prática de pensamentos positivos, organize uma rotina e realize acompanhamentos psicológicos, caso necessário.

Em tempos de pandemia, tais práticas se fazem essenciais tanto para a prevenção da contaminação pelo novo coronavírus, quanto para a manutenção da saúde emocional, intelectual e social.

Plantão Psicológico Alis

Resguardar a saúde mental frente a pandemia provocada pelo Covid-19 tem sido um grande desafio para toda população. Mudanças na rotina, distanciamento social e atividades remotas é a atual vivência, e junto com essa nova realidade vem o medo, instabilidade e insegurança.

Pensando em atender a população prestando assistência psicológica neste momento de isolamento social, a FACULDADE ALIS oferece o Plantão Psicológico On-line.

Essa é uma modalidade de atendimento em que profissionais ou estudantes de psicologia se disponibilizam a realizar ajuda psicológica a quem tem demandas emergentes. Oferece-se acolhimento, apoio, escuta profunda sem julgamento que alivia a dor e auxilia a pessoa atendida a se escutar também e se mobilizar para lidar com suas questões de maneiras mais proveitosas e efetivas.

Esses atendimentos acontecem de forma 100% virtual e levam ajuda as pessoas que precisam de assistência inicial de forma adequada, com profissionais que zelam por esse cuidado mental.

Solicitação do atendimento

A solicitação do serviço deve ser feita através do acesso ao link. Em seguida, preencha o formulário fornecido para viabilização do atendimento e ai é só aguardar! Sua solicitação passará por uma triagem, onde a equipe composta por psicólogos e estagiários retornaram o contato no prazo mais breve possível.

Perfil dos pacientes atendidos

O atendimento é oferecido para maiores de 14 anos de idade, sendo necessário autorização do responsável aos menores de 18 anos, e é realizado de forma individual a cada paciente.

Sobre os atendimentos

Os atendimentos serão realizados através de vídeo chamada por estagiários de psicologia, supervisionados por psicólogas e professoras da FACULDADE ALIS, em horário previamente combinado e adequado às suas necessidades. Você só precisa dizer quais os melhores horários para esse atendimento, portar-se de internet e procurar um lugar tranquilo e reservado que garanta a privacidade da conversa.

São oferecidos três atendimentos por paciente, tendo como requisito indispensável a câmera do celular, computador ou tablet ligada durante todo atendimento.

Todos os atendimentos acontecem de forma virtual, prezando o sigilo e cumprindo as normativas éticas de atendimento on-line.

Então se você está passando por um momento difícil e precisa de ajuda, preencha o formulário clicando no botão abaixo e aguarde as instruções.

QUERO PREENCHER O FORMULÁRIO!

Para voltarmos a viver a vida como era antes da pandemia (e rapidamente), é hora de dobrar as medidas de segurança.

A prevenção sempre será o melhor remédio. Evite aglomerações e sempre siga as orientações dos órgãos oficiais de saúde.

 

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.