estudante de biológicas

Saiba como ter uma boa preparação para aqueles que gostam de Biológicas

Danielle Esteves

A área de conhecimento de Biológicas no ensino superior abrange o estudo de todas as formas de vida. As disciplinas desses cursos têm como objetivo explorar o funcionamento e a estrutura dos seres vivos, além de entender como é o relacionamento deles com o meio ambiente.

Por isso, o conhecimento mais essencial é a Biologia, desta forma, caso você tenha interesse por algumas formações da área de biológicas, tenha em mente que precisa ter familiaridade com o tema.

As ciências biológicas e suas carreiras são bastante distintas, podendo ter maior contato com a natureza, o ser humano ou os animais. Para ter uma boa preparação antes de ingressar, é ideal conhecer as características das formações mais tradicionais da área do conhecimento.

Mas você sabe quais as formações mais comuns da área e onde esses profissionais podem atuar? Neste artigo, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a carreira em biológicas.

área de graduação em biológicas

Quais as formações da área de Biológicas?

As formações mais tradicionais da área de biológicas são as voltadas para o setor de saúde. Uma delas é o curso de Farmácia. O profissional dessa área tem muitas opções de especialização ao optar por essa formação.

Uma das carreiras mais comuns é atuar em drogarias, que, inclusive, ganham cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Porém, esse graduado também pode trabalhar em laboratórios de análises clínicas e na própria indústria farmacêutica.

Biomedicina

Outra tradicional formação é a Biomedicina, que costuma ser confundida com o papel do farmacêutico. Porém, existem diferenças entre os dois cursos. O biomédico aprenderá na faculdade sobre os microrganismos que causam doenças e criar formas de prevenção dessas enfermidades.

É importante saber que a principal atuação desse profissional é dentro de laboratórios, por isso, se você pretende fazer essa graduação, prepara-se para muito tempo de dedicação nesse ambiente.

Educação Física

Mas, se você prefere trabalhar mais ao ar livre, uma opção na área de biológicas é a Educação Física. Essa graduação vai formar profissionais especialistas em promover qualidade de vida para os seres humanos por meio do esporte.

Vale ressaltar que, nesse curso você também irá aprender sobre o corpo humano, por isso, prepare-se para muitas aulas de biologia. No mercado de trabalho, o educador físico pode trabalhar em escolas tradicionais ou voltadas à prática de esportes, academias ou ainda atuar com recuperação de lesões. 

Nutrição e Psicologia

Ainda pensando na qualidade de vida dos seres humanos, duas profissões são bastante tradicionais e têm muito campo de trabalho. A Nutrição é a ciência responsável pelo estudo dos alimentos, por isso, está relacionado com alimentação saudável e o controle dos nutrientes presentes no corpo humano. Esse profissional pode atuar em empresas alimentícias, restaurantes ou ter sua própria clínica.

Para aqueles que têm familiaridade com os assuntos da mente, uma opção é a Psicologia, um dos 10 cursos mais procurados no Brasil, segundo o Guia da Carreira. O psicólogo é responsável por manter a saúde emocional dos pacientes, por isso, pode trabalhar em companhias privadas, clínicas e ainda na área de recursos humanos. 

Medicina Veterinária

Porém, se lidar com seres humanos não é o seu perfil, pode escolher cursar Medicina Veterinária. A graduação é voltada para o estudo dos animais, suas estruturas, doenças e tratamento. O principal diferencial desse curso é que é possível atuar desde pet shops até fazendas com criação de animais.

Gostou da área de Biológicas? Agora é só escolher o curso e se dedicar bastante para se dar bem na profissão. 

Visite nosso site!

 

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.