estudar a noite

Quais as vantagens de fazer um curso noturno

Clarisse Gontijo

O curso noturno é bastante procurado pela maioria dos jovens. Mas, será que estudar à noite é mesmo o melhor?

Se acaso ainda tem dúvidas se esse horário é o mais indicado para fazer um curso faculdade noturno vou te ajudar.

Nesse artigo estão os pontos positivos de fazer um curso noturno e porque ele pode ser a melhor opção para a sua carreira.

Curioso? Continue lendo e fique sabendo.

estudar a noite em lorena


Principais vantagens do curso noturno

  • O seu horário de acordar não é alterado

Primeiramente, algumas pessoas têm dificuldade de acordar cedo.  

De fato, levantar antes do horário que seu relógio biológico está acostumado pode causar sonolência e preguiça. Essa demora do corpo para acordar pode diminuir a sua concentração e prejudicar o rendimento.

Por isso, ao fazer um curso noturno esse problema não existe.  

  • Você pode trabalhar e estudar

Antes de mais nada, é preciso gerar uma fonte de renda para pagar o seu curso, não é mesmo? Aliás, até os que não precisam trabalhar, procuram empregos temporários para participar de viagens acadêmicas, intercâmbios e investir na qualificação profissional.

Assim, fazer um curso noturno tem a vantagem de te dar o dia livre para ter um emprego e realizar outras atividades do seu interesse.

  • Começar a estagiar é mais fácil

Sob o mesmo ponto de vista, fazer curso superior é um passo para aliar o conhecimento teórico com o dia a dia do mercado de trabalho.

O estágio é parte obrigatória das faculdades reconhecidas pelo MEC. Então, para concluir a graduação, você precisa cumprir as horas de estágio exigidas pela faculdade.

Uma vez que as empresas trabalham no horário comercial, estar fazendo um curso faculdade noturno te deixa um passo à frente.

Dessa maneira é possível se organizar desde o princípio e procurar firmas que tenham programa de estágio.  

Vale lembrar que, a maioria dos cursos noturnos oferecem aulas das 19 até às 23h. Nesse sentido, calcular o tempo de deslocamento até a faculdade é importante para não perder o início da aula preso no trânsito.

  • O período noturno é mais calmo

Enquanto no período diurno a cidade está sempre em movimento, no horário do curso noturno a realidade é o oposto.

A poluição sonora pelo excesso de carros é bem menor, o que ajuda a se concentrar nas tarefas.

  • Seu cérebro reage melhor ao estudo durante a noite

De acordo com estudos recentes, o sono ajuda a otimizar o corpo. Seja por necessidade, seja por opção, quem está em um curso faculdade noturno estuda horas antes de pegar no sono.

Só para ilustrar, isso é possível porque, durante o sono, o cérebro organiza as informações que aprendeu ao longo do dia.  Como o lado cognitivo foi estimulado durante a aula, seu rendimento é potencialmente maior do que uma pessoa que estudou pela manhã.

Atualmente, as instituições de ensino superior usam o que há de melhor em sua proposta de conteúdo. Ao passo que, as aulas seguem o mesmo padrão, estar em um curso noturno te dá as mesmas vantagens de estudar em qualquer outro horário.

Por outro lado, você consegue fazer o dia ser mais produtivo e se dedicar a outras atividades como trabalhar, ir à academia ou ter um hobby.

Aproveite a versatilidade do curso noturno e se dê bem!

Visite nosso site!

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.