como é a graduação em ciências contábeis

Graduação em Ciências Contábeis: como saber se vou gostar do curso?

Danielle Esteves

Este guia foi desenvolvido para ser um recurso para pessoas interessadas na graduação em Ciências Contábeis. Inclui uma explicação de como é o curso, uma descrição do que se estudar em contabilidade e uma lista de características do perfil desses profissionais.

Como é o curso de Ciências Contábeis?

É preciso que você tenha em mente que o diploma de bacharel em contabilidade, ou áreas afins, é considerado o requisito mínimo de educação para quem planeja se tornar um contador.

Apesar dos programas de graduação em contabilidade serem muito populares, somente podem ser oferecidos por instituições de ensino superior, bem como em programas de ensino a distância. Os futuros alunos devem sempre se certificar de que o curso é totalmente credenciado pelo MEC (Ministério da Educação) antes de iniciar os estudos.

O período médio para a conclusão do curso é de 4 anos, ou 8 semestres de duração, e abrange disciplinas fundamentais e competências técnicas para formação de um bom profissional. 

como é o curso de ciências contábeis

O que é estudado no curso de Ciências Contábeis?

As carreiras contábeis compreendem muito mais do que apenas preparar declarações fiscais. Os contadores auxiliam e orientam empresas e organizações a atender aos requisitos estabelecidos pelo governo e são responsáveis pelo gerenciamento e planejamento contábil das organizações. 

Ou seja, basicamente cuidam das contas gerais das instituições, registrando e controlando receitas, despesas, lucros e impostos.

Na graduação, os alunos entram em contato com os assuntos praticados no dia a dia da profissão, tais como regulamentação e política tributária, entendendo e verificando todos os impostos que devem ser administrados. 

Eles também terão matérias que trabalham com regulamentação de contratos, verificando se estão de acordo com as normas vigentes do ponto de vista econômico e fiscal.

No mundo dos negócios de hoje, a precisão é mais importante do que nunca, e o planejamento financeiro adequado é a chave para o sucesso de todos os negócios. Na rotina das atividades, espera-se que os contadores saibam:

  • preparar e examinar registros financeiros;
  • organizar e manter registros precisos;
  • garantir que as demonstrações financeiras cumpram as leis e regulamentos;
  • calcular impostos devidos, preparar declarações fiscais e garantir o pagamento imediato;
  • avaliar operações financeiras;
  • aconselhar formas de reduzir custos, aumentar receitas e aumentar lucros.

O que é preciso para ser um bom contador?

Você tem que ser muito bom com números para uma carreira em contabilidade. Muitos empregadores procuram candidatos com diploma em contabilidade, matemática, economia ou outro assunto financeiro.

No entanto, a faculdade de ciências contábeis são recomendadas neste setor para obter as habilidades e conhecimentos corretos. Você pode entrar na área de contabilidade sem um diploma, no entanto, para competir pelas posições mais desejáveis, seria altamente recomendável um diploma.

No que diz respeito às habilidades cotidianas, você precisa ser um excelente comunicador e ter a capacidade técnica de transmitir informações financeiras a colegas, clientes e idosos.

Você pode obter uma vantagem sobre outros candidatos se conseguir apresentar experiências de trabalho. Para isso servem os estágios, onde poderá acompanhar um contador ou atuar no setor de uma organização para aprender as regras e entender como o ambiente de trabalho funciona.

Quer saber mais sobre o curso de Ciências Contábeis em São Paulo da Serra Dourada? Baixe agora o Ebook completo com tudo que você precisa saber para ser um contador de sucesso!

Conheça o curso de Ciências Contábeis!

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.