Futuro do Trabalho 3100182

Futuro do trabalho: conheça as principais mudanças

Clarisse Gontijo

O novo coronavírus trouxe bastante mudanças para a nossa sociedade e para o mercado de trabalho. 

Por isso, os profissionais tentam se adequar à nova realidade com produtos e ideias diferentes.   Mas quais foram essas mudanças? Qual será o futuro do trabalho? Continue lendo este artigo e descubra as novidades e como se preparar desde agora, pois o futuro já começou!

Afinal, o que esperar do futuro do trabalho? 

A partir de agora, vamos listar as principais mudanças que vão impactar o mercado de trabalho no futuro que já se tornou presente.

Home - office 

A primeira mudança mais visível foi em relação ao Home - office (trabalho remoto). 

Nesse novo cenário, os profissionais podem executar as tarefas no conforto das próprias casas. 

Algumas profissões já experimentaram este modelo de trabalho e já funcionam muito bem com esse formato, por exemplo, os jornalistas e os analistas de marketing. Mas calma, a pandemia do coronavírus tem gerado a necessidade do home office acontecer e quase tudo pode ser adaptado.  

O trabalho em casa traz vários benefícios para o profissional como: mais tempo com a família, autonomia para executar as tarefas pessoais, flexibilidade de horários, menos estresse com o trânsito e liberdade profissional. 

Como toda atividade profissional, o trabalho remoto pode ter algumas dificuldades, entre as quais: lidar sozinho(a) com a  disciplina, autogerenciamento e às vezes pode acontecer de se misturar a vida pessoal com a profissional. 

Uma forma interessante de conseguir destaque no mercado de trabalho é investindo em graduações que ajudam no desenvolvimento profissional e pessoal. 

Assim, você terá mais segurança para lidar com o trabalho remoto. 

A preparação é fundamental, pois o número de empresas com home office deve crescer 30% após a pandemia, segundo a FGV. 

Profissionais com habilidades diferentes  

As entrevistas de emprego e de estágio, provavelmente, serão diferentes a partir da pandemia que vivemos, além da competência técnica, as organizações podem avaliar a flexibilidade, autogestão e proatividade do profissional. 

Uma pessoa com autodisciplina tem mais chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho que está em transformação. Esse é o perfil que tem grandes chances de ser mais  valorizado desde crise do novo coronavírus. 

Sede por curiosidade 

A famosa frase “pensar fora da caixa” voltará com tudo por causa da a pandemia. Afinal, as empresas têm buscado novos produtos e negócios para lidar com a concorrência. 

Portanto, seja um profissional criativo, apresente ideias e não tenha medo de errar. A sua coragem pode trazer soluções incríveis. 

Não é difícil sugerir novas ideias frente a  um cenário complicado. A Nutella surgiu no mercado após a segunda guerra mundial. Naquele período, a falta de cacau foi responsável pela criação do produto. 

O Uber também foi fundado após uma crise, a de 2008. Naquela época, os Estados Unidos se recuperava da crise econômica. O aplicativo de transporte ajudou a complementar a renda de muitos profissionais. 

Autônomos e freelancers

Os autônomos, freelancers e empreendedores vão conquistar mais destaque no mercado de trabalho. 

As empresas buscam profissionais com mais capacidade de lidar com ferramentas tecnológicas. 

Esse ponto é bastante positivo, especialmente para a nossa geração que é bastante avançada em ferramentas digitais. 

Muitos profissionais já estão adaptados às novas mudanças impostas pelo mercado de trabalho. 

No entanto, você não precisa se desesperar. Nesse momento, o mais recomendável é buscar inovação. 

A busca pelo conhecimento é o melhor caminho para adquirir novos aprendizados e aprender a lidar com o novo estilo de trabalho. 

Agora que você já conhece as principais novidades sobre o futuro do trabalho, acesse esse artigo e aprenda como montar o seu primeiro currículo. Bom, por enquanto é o caminho para criar um currículo, porque até isto poderá talvez mudar. Mas isso é assunto para outro texto ;)

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.