aluna Serra Dourada

“Estágio é oportunidade de aprendizado prático e desenvolvimento profissional”, afirma professor universitário da Serra Dourada

Flávia Gabriela

Focada na metodologia “aprender na prática”, instituição reforça aprendizados dos alunos fora da sala de aula

Apostando em uma nova metodologia de ensino, a Serra Dourada Lorena empreendeu um processo de inovação para os seus cursos. A faculdade, hoje com 17 cursos de graduação disponíveis, entende que é na prática que o futuro profissional pode melhorar sua performance de mercado.

“Cada vez mais os estudantes estão buscando oportunidades de estágio. Além de garantir uma ajuda financeira ao longo do período da faculdade, os jovens enxergam a oportunidade, hoje, como uma chance de melhorar o desempenho profissional”, explica o diretor da faculdade, Olívio Júnior. 

Segundo ele, as oportunidades aparecem a partir das parcerias que já fazem parte da metodologia de ensino da instituição, uma inovação neste segmento.

Hoje já estão efetivadas parcerias com empresas da cidade e cidade vizinhas, número que deve se expandir com o trabalho desenvolvido pela direção, junto ao núcleo de Relacionamento com o Futuro, departamento criado especificamente para trazer inovações aos alunos.

Este núcleo conta com o líder-gestor e professor Danilo Salles, Para ele, o estágio é uma oportunidade de aprendizado prático e desenvolvimento das competências teóricas vistas em sala de aula. 

“As organizações também têm muito a ganhar dando a oportunidade de ter um estagiário na equipe, mas nem as empresas estão dispostas a ensinar. Aprender é a principal função do estágio. E este tipo de programa oferece um novo olhar para o futuro, onde contribuir para este papel social é responsabilidade de todos nós”, afirma. 

Segundo ele, esse é um dos diferenciais da Serra Dourada, já que com esta metodologia, ao longo do estágio, oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. 

“Dentre elas eu poderia elencar quatro principais habilidades: criatividade, Agilidade de aprendizagem, Adaptabilidade, trabalhar em equipe”, garante o docente.

Para muitos, o início da carreira é um dos momentos mais difíceis e pode se tornar ainda mais caótico quando o assunto é ser contratado. Por isso, Sobreme explica que é preciso se conhecer, saber onde quer trabalhar, estar “antenado” para garantir um bom desempenho. 

Ele dá ainda uma super dica: buscar trabalho voluntário. Atividades voluntárias tornam o currículo mais atraente aos recrutadores, e acima de tudo: farão o estudante se sentir útil e valorizado, mostrando que ele teve experiência e conseguiu administrar a convivência com pessoas diferentes. O voluntariado melhora, também, a comunicação e colabora para o desenvolvimento do trabalho em equipe, além de promover o altruísmo.

Vagas e pandemia da Covid-19

Dados do CIEE (SIGLA) apontam que os primeiros meses da crise sanitária pelo coronavírus foram os mais difíceis. No início do segundo trimestre de 2020, as contratações de estágio caíram em mais de 80%.

Por esse motivo, na unidade da Serra Dourada, em Lorena-SP, o ensino valoriza a prática de parceria com “empresas madrinhas”. Ao longo do semestre, os estudantes recebem certificações parciais, isto é, a cada semestre os alunos desenvolvem projetos reais, colaborando para a resolução de problemas de empresas já presentes no mercado.

Hoje já fazem parte das parcerias da Serra Dourada: Adefil - Associação do Deficiente Físico de Lorena, Hotel Fazenda Sete Lagos, Iochpe Maxion S.A., Laboratório Biogênesis, NSA Logística, Restaurante Green Foods, Restaurante Slow Food, União Protetora dos Animais de Lorena - UPA e Unimed.

Serra Dourada Lorena – Inaugurada em 2018, a Faculdade Serra Dourada está localizada dentro do pátio do Eco Valle Shopping. A instituição busca oferecer uma proposta inovadora, com projeto acadêmico diferenciado e professores com vasta experiência no mercado de trabalho.

Seu principal objetivo é levar para o aluno o que há de mais moderno e prático no mercado de trabalho, integrando teoria e prática, de forma bastante atrativa com o uso de tecnologias inovadoras para o aprendizado e muita interação entre os estudantes e seus professores.

Com excelente infraestrutura, a Serra Dourada de Lorena oferece 17 modalidades de cursos com preços que visam facilitar o acesso do estudante à universidade. Conta com propostas de bolsas diferenciadas e busca estar presente na formação do aluno.

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.