Sem dúvidas, a escolha da profissão é uma das principais dúvidas do estudante. A ansiedade, o medo e outros sentimentos atrapalham qualquer decisão.
A boa notícia é que você não precisa mais se desesperar. Neste artigo, separamos diversas dicas para auxiliá-lo na tomada de decisão.
Após ler este conteúdo, você estará mais preparado para escolher o curso certo para você.
Dúvida?
Então, continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas.
Como escolher o curso certo para você?
A partir de agora, vamos listar diversas dicas para que você aprenda como escolher o melhor curso de graduação.
1 - Pratique o autoconhecimento
O autoconhecimento é uma das melhores ferramentas para ajudá-lo a escolher um curso que esteja de acordo com o seu perfil.
Nesse processo, você deve descobrir as principais informações sobre o seu perfil:
- Metas;
- Objetivos;
- Pontos fortes;
- Pontos fracos;
- Motivação;
- Situações que desmotivam;
- Crenças;
- Propósitos.
Dessa forma, será mais fácil escolher o curso conforme o seu perfil.
2 - Busque um teste de personalidade
Outra dica interessante é fazer um teste de personalidade. Trata-se de uma ferramenta que ajuda a identificar o seu perfil por meio de diversas perguntas.
Na internet, você pode encontrar diversos testes gratuitos. Geralmente, eles identificam perfis como analítico, comunicador, entre outros.
Para as pessoas analíticas, recomendamos os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Administração.
Se você tem um perfil mais afetivo e gosta do contato com as pessoas, os cursos de Farmácia, Fisioterapia, Medicina veterinária e Nutrição são os mais indicados.
Os estudantes que têm mais afinidade com os números e raciocínio lógico, podem optar pela área da Engenharia.
Basta escolher o segmento que combina mais com as suas características: Engenharia civil, Engenharia de produção, Engenharia elétrica e Engenharia mecânica.
3 - Conheça informações sobre a profissão que você quer exercer
Agora que você já sabe quais são as áreas que têm mais afinidade, pesquise as informações de cada profissão. É necessário buscar os seguintes detalhes.
- Rotina do profissional;
- Habilidades para ter sucesso na carreira;
- Horário de trabalho (flexível ou rígido);
- Opções de trabalho remoto;
- Quais são as áreas de atuação.
A pesquisa pode ser feita de várias formas. No entanto, recomendamos procurar fontes confiáveis como blogs de especialistas, jornais e revistas.
Na Biomedicina, por exemplo, o profissional pode atuar em diversos mercados. Dentre os mais comuns, encontra-se: hospitais, laboratórios, indústrias farmacêuticas e órgãos públicos de saúde.
Então, pode-se concluir que é uma ótima área para um estudante, pois oferece várias oportunidades no mercado de trabalho.
4 - Estabeleça metas
A definição de metas pode ajudar na escolha do curso certo para você.
Com essa ferramenta, é possível entender melhor o período que será gasto para estudos e outros detalhes que influenciam em seu sucesso.
Algumas técnicas podem auxiliá-lo na construção do plano de carreira, entre as quais: SMART, Análise SWOT e Ciclo PDCA.
5 - Enfrente o desafio!
O vestibular não pode ser encarado como um bicho de sete cabeças. O estudante deve enfrentá-lo com coragem para conquistar os seus objetivos profissionais e pessoais.
Apesar das transformações na sociedade, o mercado está com ótimas oportunidades.
Além disso, a experiência em uma instituição de ensino pode trazer benefícios incríveis como: conhecer novas pessoas; descobrir novos conceitos e conhecer mais detalhes sobre a área de atuação.
Definir o curso certo não é uma tarefa fácil, mas agora você está mais preparado para tomar a decisão, não é mesmo? Para expandir o seu conhecimento, acesse esse artigo e conheça as carreiras mais bem remuneradas na área de Exatas.