corn-5134436_1920

Agronomia: Vale do Paraíba é área do Brasil em plena expansão

Flávia Gabriela

Participando de forma decisiva no Produto Interno Bruto (PIB), do país, a Agronomia tornou-se uma área em plena expansão no estado de São Paulo.

Especialmente no Vale do Paraíba, a área, considerada uma das mais importantes para a economia nacional, não sofreu grandes impactos com a pandemia.

 Na Região Metropolitana do Vale do Paraíba em meados dos anos 2000, o Estado de São Paulo reconheceu o Vale como uma área com desenvolvimento de R$ 214,98 milhões, somente em produção agropecuária. 

O município de Cunha, por exemplo, é um desses exemplos. Com pouco mais de 20 mil habitantes, distante cerca de 220 km da capital paulista, destaca-se como o principal produtor de leite na região de Guaratinguetá. 

No final de 2020, para melhorar a qualidade da produção, a Casa da Agricultura local – com apoio da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) – Regional Guaratinguetá – em parceria com o Laticínio Campos Novos, idealizou um projeto para alcançar o maior número possível de produtores, com informações técnicas relevantes, em linguagem acessível. O assunto foi destaque em publicações do setor, que entendeu a relevância do agrônomo nas regiões em plena produção no Vale.

Outro dado relevante é citado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que indica que a área abriu cerca de 11,2 mil novos postos de trabalho. 

Estima-se que em todo o planeta, aproximadamente 20 a 30% do território seja explorado para a agricultura. Por outro lado, a agronomia envolve diversas áreas, como gestão rural, indústria de alimentos, vigilância sanitária, além de pesquisa e ensino. 

A agronomia é uma área dos estudos ambientais que busca compreender de maneira totalitária conhecimentos, técnicas e habilidades científicas que envolvem a agricultura. Ela é, em síntese, desde os primórdios um dos setores base da economia brasileira.

 

Agronomia na Serra Dourada - O curso de agronomia é uma dos novos cursos da Serra Dourada de Lorena. Recém-inaugurado, o curso traz em sua proposta a aplicação prática dos conceitos técnicos da área, oferecendo aos seus alunos a possibilidade de aplicação de todo o conteúdo estudado em sala de aula.

 

Serra Dourada Lorena – Inaugurada em 2018, a Faculdade Serra Dourada está localizada dentro do pátio do Eco Valle Shopping. A instituição busca oferecer uma proposta inovadora, com projeto acadêmico diferenciado e professores com vasta experiência no mercado de trabalho.

Seu principal objetivo é levar para o aluno o que há de mais moderno e prático no mercado de trabalho, integrando teoria e prática, de forma bastante atrativa com o uso de tecnologias inovadoras para o aprendizado e muita interação entre os estudantes e seus professores.

Com excelente infraestrutura, a Serra Dourada de Lorena oferece 17 modalidades de cursos com preços que visam facilitar o acesso do estudante à universidade. Conta com propostas de bolsas diferenciadas e busca estar presente na formação do aluno

 

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.