adote-uma-rotina-de-estudos-serra-dourada-lorena

Adote uma rotina de estudos para otimizar seu tempo

Clarisse Gontijo

Quem decide investir em um curso superior provavelmente se depara com uma verdade quase que universal: estudar é um verdadeiro desafio. Com pressão diária e compromissos, manter uma rotina de estudos pode parecer impossível.

No entanto, quem deseja usufruir dos benefícios de um diploma de nível superior, deve dedicar tempo suficiente em sua agenda semanal para expandir e consolidar seus conhecimentos. 

Nesse sentido, organizar uma rotina de aprendizado, apostar em boas técnicas de estudo e se empenhar nisso, além de otimizar o tempo, pode ser o diferencial para quem deseja se formar com mais tranquilidade.

rotina-de-estudos-serra-dourada-lorena

Por que adotar uma rotina de estudos

A prática de se dedicar aos estudos, de fato, não é muito fácil. Porém, uma vez que se propõe a aprender uma profissão, isso se torna indispensável.

Nesse sentido, uma rotina de estudos é a verdadeira aliada do aluno. Isso porque ela ajuda o indivíduo a dedicar horas para o aprendizado, exercitar os conteúdos mentalmente, fixar os novos conhecimentos e desenvolver o pensamento crítico sobre o que se está estudando.

Assim, podemos afirmar que a rotina de estudos é o diferencial ou, de certa forma, uma garantia de sucesso quando bem aplicada.

Como montar uma rotina de estudos personalizada

Agora que você entendeu mais a fundo a necessidade deste costume, aprenda a montar uma rotina de estudos personalizada.

Entenda suas necessidades e disponibilidade

Antes de colocar qualquer coisa no papel, o estudante precisa ser realista e honesto consigo mesmo. Caso divida a faculdade com o trabalho, isso deve ser analisado de forma mais minuciosa.

Por isso, analise, primeiramente, quais são as principais demandas por conteúdo a ser estudado e quais são os que você mais sente dificuldade em aprender. 

Depois, liste toda a sua rotina diária e veja quanto tempo consegue se dedicar dentro dessas 24 horas para os estudos.

Organize as disciplinas do semestre

Quantas e quais são as disciplinas que você se propôs a realizar no semestre corrente? Quais são os livros e materiais a serem lidos? Existe alguma matéria na qual você sinta mais dificuldade de aprendizado?

Crie um ranking das disciplinas que te darão mais trabalho. Após entender isso, você pode criar o cronograma de estudos.

Crie um cronograma e defina horas de estudos de forma realista

Voltando a primeira etapa, anote os dias e horários que você poderá dispor para os estudos. Então, encaixe as matérias de acordo com a prioridade de aprendizado e nível de dificuldade.

Importante: caso você venha a “furar o cronograma” algum dia - algo que provavelmente acontecerá - não deixe de realocar as horas perdidas em outro momento. Você nunca deve estudar uma quantidade total de tempo menor do que a que estipulou.

Faça simulados

Por fim, teste seus conhecimentos. Afinal, pouco adianta muita leitura e nenhuma prática quando estamos falando de aprendizado.

Portanto, faça simulados de todas as matérias e tente, pelo menos uma vez por semana, desenvolver uma redação, sobretudo sobre o tema com o qual tem mais dificuldade.

Não desista!

Como você já sabe, estudar não é fácil. Mesmo com o cronograma e com a rotina de estudos em mãos, não espere se tornar um estudante modelo logo de primeira. É preciso ter paciência consigo mesmo e nunca desistir de aprender.

Para ajudá-lo a se planejar nos estudos, criamos esta planilha de estudos para aproveitar de melhor forma a biblioteca da nossa faculdade. Confira!

Nova call to action

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.