network na faculdade

6 dicas de como fazer Network durante a faculdade

Danielle Esteves

Embora o cursos superiores sejam basicamente acadêmicos, esses anos  durante a faculdade são excelentes para fazer network entre os estudantes e impulsionar seu desenvolvimento profissional.

Se você fizer movimentos inteligentes enquanto estiver na graduação, é provável que seja mais fácil de encontrar um emprego após a formatura. Fique ligado nas dicas a seguir, e monte seu próprio jogo de networking durante a faculdade com essas estratégias.como fazer network na graduação

Utilize os serviços de carreira da faculdade

Sua primeira parada deve ser no escritório de serviços de carreira de sua faculdade. Não deixe de tirar proveito da assistência que você pode obter na instituição de ensino que escolher. 

Desde o currículo até a rede de ex-alunos, os campus são uma ótima maneira de iniciar sua busca de emprego e obter experiência e amizade, do primeiro ao último ano. O departamento pedagógico da instituição está lá para te auxiliar dentro e fora da sala de aula, e o melhor de tudo, não geram custos extras aos alunos.

Participe ativamente de suas aulas

Quando se trata de aulas relevantes para as práticas profissionais do curso, não fique sentado atrás com os olhos semicerrados e apenas uma orelha em pé. Apresente-se ao professor: sente-se na frente, faça perguntas e vá até o gabinete do professor no horário do expediente, quando for preciso. 

Isso não apenas ajudará sua nota, mas também estabelecerá um relacionamento positivo. Os professores geralmente têm muitas conexões, de colegas de campo a ex-alunos, tornando-os um recurso valioso durante sua pesquisa de emprego mais tarde. Além disso, você será recompensado pelo relacionamento que construir, se precisar pedir uma carta de referência a um professor.

Entre em contato com professores e colegas

Não se limite aos colegas de turma, os professores de todo o seu departamento podem oferecer conselhos de carreira ou ajudá-lo a conseguir um estágio ou um emprego. Você não tem nada a perder enviando um e-mail amigável para ele ou ela, pedindo para marcar um horário para conversar sobre seus planos profissionais.

Use o LinkedIn para manter seu network

Depois de fazer essas conexões, mantenha-as. O LinkedIn é uma ótima maneira de manter contato com outros profissionais, portanto, faça um esforço ativo para manter seu perfil atualizado. A criação de um site pessoal é outra boa adição à sua presença online.

Aproveite os eventos de rede

Se a sua faculdade oferecer eventos de networking para ex-alunos, faça um esforço para participar - e leve a sério. Vista a camisa e leve alguns currículos com você também. Fique de olho em eventos específicos da sua área de atuação e feiras de emprego. 

Veja como aproveitar ao máximo os eventos da sua instituição de ensino. Participe de todos os eventos profissionais de rede que puder.

Faça um estágio

Um programa de estágio pode te colocar dentro de uma grande empresa, durante o seu período de graduação. Ele também pode conectá-lo a outras oportunidades, além de servir como fonte de referência no futuro. 

Portanto, mesmo que você não seja remunerado, não trate apenas o estágio como uma maneira de preencher currículo. Leve a sério, faça o seu melhor e você se agradecerá após a formatura.

Quer conhecer uma universidade com todas essas oportunidades de se conectar com os profissionais certos? Conheça a Serra Dourada - Lorena.

Visite nosso site!

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.