dicas para redação do enem-2

5 maneiras para se preparar para a redação do Enem

Danielle Esteves

A redação do Enem ganhou, ao longo dos anos, contornos mais do que decisivos como critério de desempate nos processos seletivos. Portanto, a cada ano que passa a preocupação dos estudantes é cada vez maior em relação a esta etapa do exame.

A tão sonhada redação nota 1000 pode fazer a diferença para que o estudante alcance o sonho de entrar em uma boa faculdade. Porém, a redação do Enem não é tarefa fácil e requer muito preparo, sendo  preciso estar dentro de um plano de estudos.

Para lhe ajudar na construção de um bom texto, que lhe deixe a frente da concorrência, preparamos 5 dicas para você tirar nota máxima na redação do ENEM. 

dicas para redação para o enem

Se prepare para o exame escrevendo muito

A primeira dica de redação para se preparar para o Enem é óbvia, mas essencial. Já ouviu falar que só se aprende a escrever, escrevendo? Pois é, esse é o primeiro passo para se sair bem na redação do Enem, escrever muito antes do exame.

Escreva sobre os temas mais distintos e também reescreva temas propostos em edições anteriores na redação do Enem. Não existe fórmula para se dar bem, o primeiro passo é escrever, escrever e escrever.

Controle o seu tempo de escrita

Um dos grandes receios dos estudantes em relação à redação para o Enem é não conseguir tempo para escrevê-la no dia do exame. Afinal, no dia da redação, o estudante também terá 90 questões de Linguagens e Matemática, e precisa conseguir controlar seu tempo de forma eficiente.

Por isso, é importante cronometrar o tempo ao longo do período de estudos.

Em algumas datas teste fazer a prova junto com a redação e avalie o tempo que você vem deixando para a redação. Essa tentativa de controle e gerenciamento do tempo pode lhe ajudar e muito no dia da redação do Enem, não comprometendo o tempo necessário para você fazer uma redação nota 1000.

Crie uma linha para apoiar sua tese

O tema da redação do Enem é um segredo muito bem guardado pela organização da prova, e o aluno só sabe no dia do exame. Isso faz com que ele tenha apenas alguns minutos para definir os caminhos que irá seguir ao longo da sua escrita. É importante, portanto:

  • Definir se você é contra ou a favor do assunto;
  • Formular uma tese para defender seu ponto de vista;
  • Usar argumentos bem fundamentados;
  • Criar a conclusão com uma solução para a questão apresentada ou reafirmar sua tese nesse fechamento.

Leia redações nota 1000

Entre as dicas de redação para o Enem, podemos destacar a importância da leitura. Não só da leitura como uma ponte de aprendizado e aumento de vocabulário, mas também para conhecer o que a banca gosta ou não dentro da estrutura desses textos.

É possível acessar uma lista de redações nota 1000 pelo site do INEP. Fazer uma análise dos critérios avaliados, e estruturas das redações de nota máxima, podem lhe inspirar a tirar aprendizados e a fazer o mesmo na sua redação.

Não cometa erros de português

Mais do que possuir bons argumentos e uma tese convincente, o estudante precisa se atentar ao vocabulário e evitar erros gramaticais. O ideal é seguir a norma culta da Língua Portuguesa e nunca usar gírias ou abreviações.

Se atente também ao uso de crase, vírgulas, pronomes e concordância verbal e nominal. Cada erro pode ser decisivo para diminuir sua nota e colocá-lo bem abaixo dos seus concorrentes.

E agora, você se sente confiante para fazer uma redação nota 1000? Estamos na torcida!

Nova call to action

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.