dica de estudo para o enem

3 dicas de estudos para o Enem

Danielle Esteves

“Tenho que estudar como um louco”, muitos jovens usam essa expressão quando estão se preparando para prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que atualmente é uma das principais formas de ingresso no ensino superior.

Porém, estudar por estudar não vai fazer a diferença se você quer se sair bem na prova. O ideal é seguir dicas para o Enem, que possam lhe ajudar a se preparar. Isso porque um bom desempenho na prova depende muito da organização de um cronograma de estudos, capaz de aumentar a produtividade e o aprendizado.

Neste artigo, separamos 3 dicas de estudos para o Enem que farão toda a diferença para aumentar suas chances de sucesso na prova.

dicas de estudo  enem

Use técnicas de memorização

Entre as principais dicas para o Enem, podemos destacar as técnicas de memorização. A fixação do conteúdo é essencial dentro de um plano de estudos bem-sucedido.

Apesar de existirem diversas formas de estímulo para a memorização dos conteúdos, o grande segredo é seguir as técnicas que mais se encaixam ao seu perfil. Abaixo você confere algumas delas.

  • Ler o material em voz alta;
  • Fazer marcações nos conteúdos;
  • Escrever resumos com as próprias palavras;
  • Estudar nos horários que rende mais;
  • Fazer os mesmos exercícios repetidamente;
  • Assistir videoaulas;
  • Ouvir podcasts.

Planeje uma rotina de estudos

Todo estudante passa pelo momento de achar que o dia tem menos horas do que o necessário para que ele consiga estudar tudo. Quem se prepara para a prova do Enem sabe do desafio que tem pela frente, pois terá que responder 180 questões mais a redação, nos dois dias de prova.

Entretanto, para eliminar essa sensação de falta de tempo, uma das dicas para o Enem é conseguir montar um plano de estudos. Portanto, para colocar em prática essa ideia, vamos às principais dicas para estudar com base em uma rotina pré-determinada.

Defina os horários de estudos

Por meio dessa estratégia, o estudante poderá ter um controle maior do tempo e até otimizar as tarefas diárias que ele tem para cumprir no seu plano estudantil.

Trace uma rotina

Organize seu dia levando em conta as paradas para alimentação, descanso e horário de dormir e acordar.

Estabeleça metas

Traçar objetivos diários, semanais e até mensais é importantíssimo. Como, por exemplo, planejar acertar mais questões no simulado do Enem a cada semana ou fazer mais simulados. O que não faltam são desafios que você pode criar.

Organize os conteúdos

Todos têm matérias em que se dão muito bem e outras que são uma encrenca na hora de estudar. Sendo assim, quais as dicas para o Enem na hora de priorizar o estudo de algum conteúdo?

É claro que não existe uma regra, e a melhor rotina é aquela que mais se adequa ao seu perfil. Porém, dar prioridade e dedicar mais tempo de estudo para as matérias que você tem dificuldade é a ordem natural das coisas.

Isso não quer dizer que as matérias que você domina devem ser esquecidas. Faça um planejamento onde elas entram, mesmo que com menos tempo, dentro do seu campo de revisão e resolução de exercícios.

E para lhe ajudar a já organizar as matérias mais fáceis e mais difíceis para você, confira abaixo o que cai no ENEM.

  1. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português, Literatura Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Educação Física, Artes e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  2. Matemática e suas Tecnologias - Matemática (Geometria e álgebra);
  3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias -  Química, Física e Biologia;
  4. Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia, História, Filosofia e Sociologia. 

Agora que você já tem as melhores dicas de estudos para o Enem, é só estudar bastante para arrasar no exame.

Nova call to action

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.