tudo sobre a faculdade de direito

Saiba tudo sobre o curso de Direito

Clarisse Gontijo

O curso de Direito está entre os mais antigos e tradicionais do país. Pois, trata-se de uma formação técnica e jurídica, para os que pretendem adquirir e desenvolver argumentos de negociação e conciliação, mediante a prática de conflitos civis.

Como é o curso de Direito?

Você estudará códigos de leis governamentais, história e políticas públicas. Filosofia, economia e matemática também são assuntos importantes a considerar. A graduação contempla o conjunto de conhecimentos e documentação relativos às belas-letras, e aos ideais de solidariedade humana.

Se você pretende se destacar nessa carreira, comece a se envolver em atividades extracurriculares, como grupos de pesquisas e conselhos estudantis, porque a retórica será seu principal trunfo nessa profissão. Além disso, deve estar preparado para fazer leituras longas e teóricas, o que pode exigir dedicação dos candidatos.

tudo sobre faculdade de direito

O que aprende durante o período letivo?

Está curioso(a) para saber o que se estuda em Direito? Tornar-se um advogado(a) leva um total de cinco anos e após a conclusão do curso, o aluno deverá passar no exame de ordem

Estudar Direito oferece a oportunidade de desenvolver uma gama de habilidades e explorar muitos aspectos da vida humana. Dá a você a chance de aguçar sua mente, fortalecer sua compreensão e aprofundar sua experiência em ciências humanas e sociais. 

Os anos da graduação serão dedicados a estudar a Constituição Federal, para formar um melhor entendimento das leis e de como interpretar e aplicar em casos reais, na prática profissional - seja como advogado, juiz, procurador ou outros cargos ligados à justiça. 

Não se preocupe, você não precisará decorar todos os códigos da legislação brasileira para ser um bom profissional. Muito pelo contrário, o papel da faculdade de Direito é disponibilizar durante o período letivo as principais diretrizes do ofício, para que estes saibam onde buscá-las em cada um dos casos.

Veja a seguir as competências desenvolvidas pelos alunos, durante a graduação:

  • capacidade de desenvolver e aplicar as diversas formas judiciais e extrajudiciais de prevenção, composição e solução de conflitos de interesses individuais e coletivos;
  • domínio da leitura, compreensão, interpretação e elaboração de textos e documentos jurídicos, tais como correção técnica e gramatical utilizando corretamente a terminologia jurídica;
  • atuar técnico-juridicamente em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
  • adquirir fundamentação teórica/prática, aprimorando técnicas de negociação e conciliação.

É um equívoco comum que, se você estuda Direito, sua única opção de carreira é se tornar um advogado. O mercado de trabalho é bastante amplo no Brasil, por isso, um diploma em Direito oferece muito mais do que você imagina. Embora seja essencial para advogados e juízes, também pode ajudá-lo a trabalhar em várias outras áreas.

Aqui estão algumas instituições que você poderá trabalhar: Tribunais Federais e Estaduais, promotorias, fóruns, procuradorias, cartórios, delegacias, escritórios de advocacia, empresas privadas, instituições bancárias e financeiras, entre outras. Seja como advogado, juiz, procurador, promotor, produtor, político, secretário(a), jornalista, diplomata ou policial de sucesso, um diploma em Direito o capacita para praticamente qualquer profissão que exija força intelectual combinada com uma abordagem prática do mundo.

Quer saber mais detalhes do mercado de trabalho, qual é o perfil dos profissionais e como se inscrever no curso de Direito? Baixe agora o e-book completo que a Serra Dourada preparou para você fazer a escolha certa!

Baixe o E-book de Direito da Serra Dourada Altamira.

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.