produtos-limpeza

Projeto de alunos da Serra Dourada alerta sobre riscos de intoxicação com produtos de limpeza

Juliana Pronunciati

Alunos do 3º período do curso de Biomedicina da Faculdade Serra Dourada Unidade Altamira irão criar um panfleto virtual com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre os riscos de intoxicação por produtos de limpeza domésticos. O projeto “Os riscos da intoxicação por produtos de limpeza domésticos” foi desenvolvido dentro da disciplina “Experiência aplicada em biossegurança e bioética”.

Os alunos desenvolveram o projeto com base na Nota Técnica (NT) 11/2020 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que trata de orientações para identificação, prevenção e controle de infecções por Candida auris em serviços de saúde. A partir de dados obtidos pelos estudantes, observou-se que, desde que as recomendações de limpeza para desinfecção de objetos e superfícies foram divulgadas, os CIATox (Centros de Informação e Assistência Toxicológica) registraram um maior número de casos de intoxicação com os produtos de limpeza, o que sugere relação com uma maior frequência de uso e, portanto, exposição a esses produtos.

Dessa forma, os alunos decidiram então criar um panfleto virtual para alertar e conscientizar a população sobre os riscos dos produtos domésticos, corrosivos e tóxicos, que podem ser muito prejudiciais à saúde humana se não utilizados corretamente. Os panfletos serão divulgados por meio de redes sociais, como o Instagram @riscosquimicos_, que trará também dicas e alertas sobre o assunto, WhatsApp, entre outros meios.

As pesquisas e desenvolvimento do projeto, bem como o perfil do Instagram, já foram iniciados com o apoio da Faculdade Serra Dourada e professores da instituição de ensino superior.

Participam do projeto os alunos

  • Amália Alves Barros
  • Amanda Laysa Dias Santos
  • Ana Beatriz Machado de Oliveira
  • Dayane Rodrigues Graf
  • Hellem Maria dos Santos
  • Guilherme Sousa da Silva
  • Jullyana Lima Campos

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.