Aqueles que ingressaram em uma faculdade de Direito no final da década serão testemunhas e protagonistas da transformação que o setor vivenciará nos próximos anos. Com o avanço da tecnologia e a aceleração das mudanças políticas, econômicas e sociais, as instituições de ensino se viram obrigadas a fazer ajustes permanentes em seus cursos para se adaptar às novas demandas do mercado.
Nos anos seguintes, quando alguns novos profissionais deixarem a faculdade, no ambiente ultrarrápido da Internet, a inteligência artificial terá um papel importante no tratamento de casos, desde a pesquisa de jurisprudência até a produção de documentos.
Na verdade, isso já começou a se tornar realidade em muitas das profissões do Direito, que passaram a transferir as tarefas do processo de pesquisa para máquinas de maior produtividade.
Quer descobrir qual área do Direito é mais promissora? Continue acompanhando a seguir!
Conheça as previsões para o mercado de trabalho
Seguindo o nível médio de outras ocupações que dependem principalmente do relacionamento interpessoal, o mercado para a área do Direito deve crescer ainda mais na próxima década. Como indivíduos, empresas e governos em todos os níveis requerem serviços jurídicos em muitas áreas, espera-se que a demanda por trabalhos jurídicos continue. Mesmo em novos segmentos de mercado.
Conforme citamos inicialmente, muitas das tarefas que costumavam ser atribuídas aos profissionais, como pesquisa e revisão de documentos e investigação de jurisprudência, passaram a ser realizadas por meio de processos automatizados e de inteligência artificial.
Cerca de um quarto dos trabalhos encarregados do judiciário, a administração pública, incluindo o departamento judiciário, também deve passar por grandes mudanças, que afetarão a demanda. Atualmente, os tribunais estão modernizando a tecnologia por meio da digitalização dos processos. Além disso, devido ao aperto nas políticas econômicas, é possível gerenciar o controle dos gastos.
Saiba como serão as exigências para os profissionais
Os relacionamentos interpessoais representam a principal força do setor e, por isso, asseguram a existência de muitas profissões do Direito. Um bom exemplo disso é que os serviços de consultoria para clientes e agências perante tribunais, órgãos governamentais e gerenciamento de assuntos jurídicos privados exige a presença de um interlocutor, sendo responsável por mediar o interesse das pessoas e das instituições.
Como defensores, os advogados devem atuar como representantes das partes envolvidas em julgamentos criminais ou civis, fornecer evidências e apresentar argumentos consistentes para apoiar a defesa do cliente, e ainda devem ser vitais. Como consultores, os profissionais continuarão a ser solicitados a assessorar os clientes em direitos e obrigações legais, bem como em assuntos comerciais e pessoais.
Devido à necessidade de interação humana, o futuro da indústria se beneficia da perspectiva de integração e segmentação de mercados emergentes. Questões ambientais, digitalização, Internet de Todas as Coisas, influência da inteligência artificial, privacidade, uso de imagens e drones serão algumas das variáveis técnicas que podem gerar novas áreas de trabalho.
- Tem interesse no curso de Direito? Baixe agora o e-book e saiba tudo sobre esta graduação!
Veja quais serão as carreiras em alta nos próximos anos
Como você pode notar, as maiores mudanças no setor se devem aos avanços tecnológicos. E isso não seria diferente com as profissões. Confira a seguir as áreas promissoras do Direito.
Cibersegurança
Os profissionais desse campo têm o papel de acompanhar as mudanças que ocorreram no campo da tecnologia, visando garantir a segurança jurídica de seus clientes. No setor jurídico, significa agilidade, bem como uma estratégia para manter a integridade e privacidade das pessoas, bem como a segurança dos dados relativos aos ativos e políticas de negócios.
No futuro, espera-se que o número de casos envolvendo segurança e manutenção do direito à segurança de rede aumente de forma exponencial, fator que aumentará a participação dos profissionais da área jurídica.
Criptomoedas
Outra área em alta do Direito é a de criptomoedas. Esforços serão feitos para monitorar as práticas, planos regulatórios e diretrizes, que ainda estão sendo desenvolvidos para transações de criptomoedas no país e globalmente. O objetivo é garantir a previsibilidade e clareza da transação e, portanto, o mínimo de segurança para os investidores que tentam evitar perdas e fraudes.
Compliance
Na área de compliance, o profissional é capaz de identificar riscos, sejam internos ou externos e desenvolver estratégias para reduzi-los. Além disso, faz cumprir as normas processuais, fornece suporte à equipe e participa ativamente das auditorias para garantir que a empresa siga as normas e regulamentos vigentes.
Nos últimos anos, à medida que o ambiente regulatório corporativo se tornou cada vez mais complexo, o setor privado começou a buscar um controle interno mais eficaz.
Proteção de dados
Mais uma profissão que estará ainda mais em evidência nos próximos anos é a do setor de proteção de dados. Esse profissional tem o papel de orientar as empresas para que estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, e assim, evitar multas. Além disso, deve contribuir para que as organizações tenham programas eficientes que protejam a privacidade das informações.
Nos últimos anos, os tópicos relacionados à privacidade têm se tornado cada vez mais relevantes e globais. A nova Lei Geral de Proteção de Dados (13.709 / 2018), com entrada em vigor em agosto de 2020, traz um novo escopo de atuação para a área jurídica.
Essas foram as principais informações sobre as profissões de Direito. Se você ainda está planejando iniciar um curso de Direito, é válido analisar as instituições que ofereçam um currículo disciplinar que esteja preparado para formar profissionais adaptados à essa nova realidade.
Agora que você já conhece o futuro dessa carreira, veja Quais são as possibilidades de estágio na área do Direito!