Profissional formada no curso de Direito

Profissões de Direito: tudo sobre o futuro dessa carreira

Clarisse Gontijo

Aqueles que ingressaram em uma faculdade de Direito no final da década serão testemunhas e protagonistas da transformação que o setor vivenciará nos próximos anos. Com o avanço da tecnologia e a aceleração das mudanças políticas, econômicas e sociais, as instituições de ensino se viram obrigadas a fazer ajustes permanentes em seus cursos para se adaptar às novas demandas do mercado.

Nos anos seguintes, quando alguns novos profissionais deixarem a faculdade, no ambiente ultrarrápido da Internet, a inteligência artificial terá um papel importante no tratamento de casos, desde a pesquisa de jurisprudência até a produção de documentos. 

Na verdade, isso já começou a se tornar realidade em muitas das profissões do Direito, que passaram a transferir as tarefas do processo de pesquisa para máquinas de maior produtividade.

Quer descobrir qual área do Direito é mais promissora? Continue acompanhando a seguir!

Conheça as previsões para o mercado de trabalho

Seguindo o nível médio de outras ocupações que dependem principalmente do relacionamento interpessoal, o mercado para a área do Direito deve crescer ainda mais na próxima década. Como indivíduos, empresas e governos em todos os níveis requerem serviços jurídicos em muitas áreas, espera-se que a demanda por trabalhos jurídicos continue. Mesmo em novos segmentos de mercado.

Conforme citamos inicialmente, muitas das tarefas que costumavam ser atribuídas aos profissionais, como pesquisa e revisão de documentos e investigação de jurisprudência, passaram a ser realizadas por meio de processos automatizados e de inteligência artificial. 

Cerca de um quarto dos trabalhos encarregados do judiciário, a administração pública, incluindo o departamento judiciário, também deve passar por grandes mudanças, que afetarão a demanda. Atualmente, os tribunais estão modernizando a tecnologia por meio da digitalização dos processos. Além disso, devido ao aperto nas políticas econômicas, é possível gerenciar o controle dos gastos.

Saiba como serão as exigências para os profissionais

Os relacionamentos interpessoais representam a principal força do setor e, por isso, asseguram a existência de muitas profissões do Direito. Um bom exemplo disso é que os serviços de consultoria para clientes e agências perante tribunais, órgãos governamentais e gerenciamento de assuntos jurídicos privados exige a presença de um interlocutor, sendo responsável por mediar o interesse das pessoas e das instituições.

Como defensores, os advogados devem atuar como representantes das partes envolvidas em julgamentos criminais ou civis, fornecer evidências e apresentar argumentos consistentes para apoiar a defesa do cliente, e ainda devem ser vitais. Como consultores, os profissionais continuarão a ser solicitados a assessorar os clientes em direitos e obrigações legais, bem como em assuntos comerciais e pessoais. 

Devido à necessidade de interação humana, o futuro da indústria se beneficia da perspectiva de integração e segmentação de mercados emergentes. Questões ambientais, digitalização, Internet de Todas as Coisas, influência da inteligência artificial, privacidade, uso de imagens e drones serão algumas das variáveis ​​técnicas que podem gerar novas áreas de trabalho.

Curso de Direito

Veja quais serão as carreiras em alta nos próximos anos

Como você pode notar, as maiores mudanças no setor se devem aos avanços tecnológicos. E isso não seria diferente com as profissões. Confira a seguir as áreas promissoras do Direito.

Cibersegurança

Os profissionais desse campo têm o papel de acompanhar as mudanças que ocorreram no campo da tecnologia, visando garantir a segurança jurídica de seus clientes. No setor jurídico, significa agilidade, bem como uma estratégia para manter a integridade e privacidade das pessoas, bem como a segurança dos dados relativos aos ativos e políticas de negócios.

No futuro, espera-se que o número de casos envolvendo segurança e manutenção do direito à segurança de rede aumente de forma exponencial, fator que aumentará a participação dos profissionais da área jurídica. 

Criptomoedas

Outra área em alta do Direito é a de criptomoedas. Esforços serão feitos para monitorar as práticas, planos regulatórios e diretrizes, que ainda estão sendo desenvolvidos para transações de criptomoedas no país e globalmente. O objetivo é garantir a previsibilidade e clareza da transação e, portanto, o mínimo de segurança para os investidores que tentam evitar perdas e fraudes.

Compliance

Na área de compliance, o profissional é capaz de identificar riscos, sejam internos ou externos e desenvolver estratégias para reduzi-los. Além disso, faz cumprir as normas processuais, fornece suporte à equipe e participa ativamente das auditorias para garantir que a empresa siga as normas e regulamentos vigentes.

Nos últimos anos, à medida que o ambiente regulatório corporativo se tornou cada vez mais complexo, o setor privado começou a buscar um controle interno mais eficaz.

Proteção de dados

Mais uma profissão que estará ainda mais em evidência nos próximos anos é a do setor de proteção de dados. Esse profissional tem o papel de orientar as empresas para que estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, e assim, evitar multas. Além disso, deve contribuir para que as organizações tenham programas eficientes que protejam a privacidade das informações.

Nos últimos anos, os tópicos relacionados à privacidade têm se tornado cada vez mais relevantes e globais. A nova Lei Geral de Proteção de Dados (13.709 / 2018), com entrada em vigor em agosto de 2020, traz um novo escopo de atuação para a área jurídica. 

Essas foram as principais informações sobre as profissões de Direito. Se você ainda está planejando iniciar um curso de Direito, é válido analisar as instituições que ofereçam um currículo disciplinar que esteja preparado para formar profissionais adaptados à essa nova realidade. 

Agora que você já conhece o futuro dessa carreira, veja Quais são as possibilidades de estágio na área do Direito!

Quero saber sobre estágios na área do Direito!

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.