Você anda por aí observando a fachada dos prédios, os contornos das construções, a paleta de cores de um estabelecimento ou até mesmo a iluminação em um ambiente? O profissional de Arquitetura e Urbanismo tem esse olhar especial.
Saber disso, porém, não é o suficiente para entender o que é Arquitetura, tampouco para decidir se essa é ou não a melhor escolha de graduação. Por isso, fizemos este post como uma conversa inicial para contar a você mais sobre a profissão, sua importância e o mercado de trabalho. Vamos lá?
"Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção". A frase é de Oscar Niemeyer, o mais famoso arquiteto brasileiro, é uma das formas pelas quais podemos definir o que é Arquitetura.
Em livre interpretação, é fácil compreender que a área estudada ao longo da faculdade de Arquitetura e Urbanismo está relacionada à da construção civil. Porém, acrescenta a ela um olhar voltado para a finalidade e também para as questões estéticas, aliadas à função.
A história dá conta de que a Arquitetura sempre se relacionou com a arte e com a forma como uma sociedade se expressa por meio de suas construções. Até os dias de hoje, o trabalho do profissional de Arquitetura deve considerar o contexto sociocultural de uma obra, seu propósito ou intenção, além de outros fatores relacionados à sua usabilidade e ao bem-estar dos frequentadores.
Anteriormente, mencionamos a relação com o setor de construção civil, mas para realmente entender o que é Arquitetura, é preciso focar no que vai além disso.
A profissão do arquiteto não se atém no objetivo de dar andamento a uma obra. Diferente disso, considera aspectos que garantem que essa obra tenha características ― estéticas e não estéticas ― que a tornem adequada para o seu propósito.
A rotina do profissional de Arquitetura e Urbanismo envolve, portanto, o planejamento, realização do projeto e do desenho de espaços urbanos. O trabalho demanda atenção a aspectos técnicos, culturais, estéticos e também ambientais. Fatores que também se relacionam com o que é Arquitetura.
Para realizar o seu trabalho, diferente do que muitos pensam, o profissional não precisa ser um desenhista de alta qualidade. É claro que a habilidade conta a favor, mas a formação assegura que o arquiteto aprenda as técnicas específicas para criar seus projetos. Entender a abrangência da própria área de atuação, bem como a sua importância, indica que há mais a se considerar ao pensar a profissão da Arquitetura.
Além de participar de obras, o profissional de Arquitetura e Urbanismo também atua em projetos de restauração de prédios e espaços urbanos. Para entender melhor o que é Arquitetura, é interessante saber que ao longo desses processos, o arquiteto considera como atender a todos os requisitos de forma a garantir a melhoria da qualidade de vida das pessoas que utilizam ou residem no local.
Assim sendo, o trabalho do arquiteto é de grande importância para garantir a funcionalidade dos ambientes, garantindo o melhor aproveitamento do espaço. É importante também para torná-los mais agradáveis (com o uso correto das cores e com uma iluminação adequada, fatores relacionados ao conforto) e, porque não, mais bonitos.
Por todas essas razões, o curso de Arquitetura no Pará inclui aprendizados que abrangem a construção, o planejamento urbano, o paisagismo, a utilização racional do ambiente, a conservação e valorização do patrimônio e outros.
Gostou do post e quer saber mais sobre a área da Arquitetura e Urbanismo? Acesse o site da Serra Dourada e conheça o nosso curso!