nutrição esportiva altamira

Nutrição esportiva: como a alimentação pode potencializar o desempenho de um atleta

Bruno Grecco

A Nutrição Esportiva é o campo da Saúde dedicado a criação de estratégias de alimentação saudável e necessidades nutricionais de atletas de alto rendimento. Estes são profissionais especializados em dietas para que os esportistas tenham bons resultados em competições.

Além do universo dos esportistas, estes profissionais possuem uma crescente demanda para atender pessoas comuns que precisam praticar esportes no Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 47% dos brasileiros não se exercitam o suficiente.

Por isso, nesta postagem, nós contaremos um pouco mais sobre esta profissão e como funciona a formação em Nutrição Esportiva no Brasil.

nutrição esportiva altamira 02

Qual a diferença entre um nutricionista esportivo e um comum?

Em geral, os nutricionistas esportivos trabalham em conjunto com educadores físicos para a criação de planos alimentares de alta performance. Assim, os atletas orientados por eles não sofrem de carências nutricionais e tem o nível de hidratação ideal para competições.

Em relação aos demais nutricionistas de rotina, os profissionais esportivos possuem a mesma formação acadêmica e tipo de registro obrigatório nos Conselhos Regionais de Nutrição. Porém, são os estudos extraclasse que fazem diferença nesta formação.

Para se tornar um nutricionista esportivo, é interessante participar de workshops, palestras e cursos oferecidos nesta área, seja por universidades ou profissionais de sucesso. Estes eventos são essenciais para fazer networking e conhecer as inovações deste setor.

Como é a rotina de um estudante de nutrição esportiva?

A formação em Nutrição tem duração de quatro ou cinco anos nas faculdades brasileiras. O estudante tem contato com matérias para entender a Fisiologia humana e reações químicas de substâncias ao longo do curso, como Anatomia, Bioquímica e Biologia Molecular.

Tanto a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) quanto a realização de estágios supervisionados são obrigatórios. É importante lembrar que a existência de conteúdos específicos sobre Nutrição Esportiva é variável com a instituição escolhida.

Porém, é possível se tornar um especialista em Nutrição Esportiva, cursando os cursos de pós-graduação nesta área, oferecidos principalmente por faculdades privadas.

Mercado de trabalho para nutricionistas esportivos

Os nutricionistas esportivos tem a possibilidade de atuar em departamentos de esportes de clubes de diversas modalidades. Para aqueles que estão na faculdade, o caminho mais comum é iniciar em vagas em programas sociais das faculdades, prefeituras e ONGs.

Como muitos nutricionistas possuem graduação similar àqueles com formação tradicional em Nutrição, eles podem atuar como profissionais liberais, montando o próprio consultório ou sendo empregados em hospitais e academias de ginástica.

Escolhendo a sua faculdade de Nutrição Esportiva

Se você está decidido em seguir a carreira na Nutrição Esportiva, o primeiro passo é escolher uma instituição com bons professores, uma nota qualificada no Ministério da Educação e estrutura especializada para uma formação completa em Nutrição.

A Unidade de Ensino Serra Dourada oferece o melhor curso presencial para que você consiga o tão sonhado diploma de bacharel em Nutrição. Com mensalidades que cabem no seu bolso e educação de qualidade, você se tornará um profissional diferenciado no mercado.

Inscreva-se no vestibular de Nutrição da Unidade de Ensino Serra Dourada acessando este link.

Visite nosso site!

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.