mercado de trabalho para exatas-1

Mercado de trabalho para os cursos de exatas, como estão?

Bruno Grecco

As profissões de exatas figuram sempre entre as mais requisitadas pelos vestibulandos. Segundo o portal Guia do Estudante, entre os 10 graduações mais procuradas no Brasil, quatro pertencem à área de Exatas:

Além das engenharias que aparecem no ranking, o curso superior em Elétrica e Mecânica também é bastante tradicional. Outra área conhecida no mundo de Exatas é a Logística, que oferece a opção de tecnólogo como oportunidade de ensino superior.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o mercado de trabalho do setor e as áreas de atuação. Confira!

mercado de trabalho para curso de exatas

Mercado de trabalho e as áreas de atuação

O mercado de trabalho para o engenheiro civil é um dos mais aquecidos, já que a Construção Civil se mantém em alta no país. O curso tem cinco anos de duração e forma os profissionais com teoria e prática.

Além das oportunidades no ramo das construções, os formados na faculdade de Engenharia Civil podem atuar em áreas como transporte, especializando-se em mobilidade urbana e trânsito, estruturas e até meio ambiente.

Superior de Produção

Ainda nas engenharias, a o curso superior de Produção prepara profissionais para trabalhar em instituições públicas ou privadas, na organização de questões relacionadas à produtividade das equipes.

Por isso, é um especialista em analisar o comportamento dos colaboradores e propor mudanças que tornem o trabalho mais produtivo e organizado, inclusive do ponto de vista logístico e financeiro.

Engenheira Elétrica

Já o engenheiro elétrico está apto para atuar em um mercado de trabalho bastante amplo, que cuida da geração e distribuição de energia elétrica. O curso superior permite que o graduado tenha oportunidades em usinas, indústrias, empresas de energia e na carreira pública.

Engenharia Mecânica

Os formados em Engenharia Mecânica têm uma gama de opções de áreas de trabalho, já que é especialista no processo de desenvolvimento, manutenção e operação de sistemas mecânicos.

Ciências Contábeis

Um dos profissionais mais disputados é o graduado na faculdade de Ciências Contábeis, já que toda empresa aberta precisa de um contador para auxiliar nas finanças, fazer o registro nos órgãos responsáveis e administrar toda a movimentação financeira.

Alguns índices mostram que a maioria dos estudantes desse curso de Exatas já saem da faculdade com um emprego garantido. 

Compliance

Uma nova área que também conta com esse especialista e que ganhou espaço nas maiores companhias é o Compliance, que existe para garantir o cumprimento das regras da empresa e a legislação vigente.

Arquitetura e Urbanismo

Figurando entre os cursos de Exatas com maior número de adeptos, a Arquitetura e Urbanismo é uma faculdade que prepara os estudantes para o mercado de trabalho de diversas áreas, entre elas a arquitetura de interiores, edificações, paisagismo e até mesmo em tecnologia, com construção de maquetes eletrônicas.

Projetos Sustentáveis

Mais recentemente, a especialização em projetos sustentáveis também é um ramo de atuação aquecido para esses profissionais, já que a preocupação com os recursos renováveis está em evidência.

Tecnólogo em Logística

Com duração mais curta, o Tecnólogo em Logística forma profissionais de nível superior, que podem desde disputar vagas em concursos públicos, como também trabalhar em distribuidoras, portos e aeroportos, diversas indústrias, entre outros setores.

Trata-se de um profissional requisitado, pois tem o conhecimento para melhorar processos, aumentando a produtividade das companhias.

E aí, curtiu as oportunidades oferecidas pela área de exatas?

Visite nosso site

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.