medicina-veterinaria

Medicina Veterinária: conheça as áreas de atuação do profissional

Juliana Pronunciati

Atuando diretamente na saúde e bem-estar animal, o médico veterinário pode trabalhar em diversos setores que lidam com a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças em diferentes tipos e portes de animais.

O que você talvez não saiba é que os especialistas em veterinária também contribuem para a saúde coletiva, uma vez que trabalham no controle de doenças zoonóticas. Como aquelas transmitidas de animais para humanos, como a doença Giardíase e Toxoplasmose, por exemplo.

Essa profissão é bastante ampla e, por isso, conta com diversas possibilidades de carreiras para quem opta por ingressar nela. De acordo com o CFMV - Conselho Federal de Medicina Veterinária, existem mais de 80 áreas de atuação para esse profissional.

Preparamos o post de hoje para você que tem interesse ou curiosidade sobre essa carreira, apresentando o perfil dos profissionais dessa área de atuação, as perspectivas do mercado de trabalho e o que é preciso para ser tornar um médico veterinário, vamos lá?!

O que o médico veterinário faz?

A Medicina Veterinária é a ciência que estuda, previne e trata as doenças dos animais. Sendo assim, os médicos veterinários possuem uma ampla carreira, acompanhando a saúde tanto de animais domésticos como de animais silvestres.

Além de executar procedimentos emergenciais e de rotina, como a administração de medicamentos e a realização cirurgias, os veterinários são responsáveis pela nutrição, pela vacinação, pela reprodução, pela sanidade e pelo controle de doenças, podendo, ainda, desenvolver pesquisas sobre a saúde, a genética e a evolução dos animais.

Qual o perfil profissional do médico veterinário?

Os veterinários precisam ter uma variedade de habilidades para oferecer o melhor atendimento possível a seus pacientes, incluindo:

Atenção aos detalhes: precisam ser organizados e analíticos, pois devem ser capazes de avaliar e interpretar dados para elaborar diagnósticos sobre doenças e lesões.

Compaixão: será preciso lidar com pessoas possivelmente abaladas com a morte ou doença de seus animais de estimação. Logo, será preciso simpatizar com o sofrimento dos familiares, mostrando cuidado e compaixão;

Força e resistência corporal: em alguns casos é necessário levantar e mover os bichinhos durante exames e cirurgias, permanecendo em pé por longas horas;

Aptidão técnica e científica: o uso de materiais técnicos se faz presente, tais como: manuseio de raios-X, seringas para exames de sangue entre outros instrumentos necessários;

Excelentes habilidades de comunicação: ao transmitir informações, por vezes difíceis para seus clientes, deve se fazer com leveza. Afinal, será indispensável explicar claramente instruções de cuidados que devem ser realizados em casa pelos donos dos animais. Isso inclui escrever notas detalhadas e, muitas vezes, dar opiniões do ponto de vista de um especialista em apresentações, discursos e relatórios clínicos.

O curso de Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária dura 5 anos – igual a 10 semestres – e normalmente, o último semestre é reservado para que os alunos possam fazer o estágio obrigatório.

Os primeiros semestres do curso servem pra introduzir o aluno aos conceitos biológicos da área, que são essenciais pro profissional. Depois disso, começam as matérias mais aprofundadas.

O curso intercala aulas em sala com laboratórios e campo. Além das aulas teóricas, o aluno tem disciplinas práticas, em que aprende as técnicas cirúrgicas, métodos de cuidado clínico e de reabilitação de animais de pequeno, médio e grande porte.

Pra se formar, o aluno precisa fazer estágios obrigatórios e o famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

E aí, ser médico veterinário continua sendo seu sonho? Então venha para a Serra Dourada!

Se identificou com o perfil dessa profissão? Então planejar sua entrado no curso de Medicina Veterinária é o primeiro passo! A Faculdade Alis conta com um time de professores qualificados e uma infraestrutura moderna para aprendizado.

Se inscreva agora no vestibular e avance na sua carreira!

Ah! Não se esqueça de também compartilhar o link deste texto com seus amigos!

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.