Psicólogo(a) fazendo anotações de frente a paciente

Graduação em Psicologia: qual área se aprofundar após a faculdade?

Clarisse Gontijo

Não há dúvida de que ser psicólogo é uma profissão muito bonita. O que muitas pessoas não sabem é que, muitas áreas da Psicologia vão além do atendimento clínico tradicional.

Como as possibilidades de atuação variam muito, o ideal é que todos aqueles que pretendem fazer ou já concluíram a graduação em Psicologia, escolham um, ou mais cursos em que investir. Afinal, todos devem pensar em se especializar, não apenas para obter melhores oportunidades, mas também para atualizar seus conhecimentos. 

Você ainda está em dúvida sobre qual especialização fazer? Confira neste artigo algumas das principais alternativas!

Psicologia do esporte

Melhorar o desempenho dos atletas requer não apenas esforço físico, mas também esforço psicológico. É necessário lidar com o medo, a ansiedade e outras condições que podem afetar o foco do indivíduo nas atividades. 

Portanto, a ajuda de quem fez a especialização em Psicologia do esporte é fundamental para orientar os atletas e suas equipes técnicas. Outra possibilidade de ação é dar suporte a  pais e familiares de jovens que estão ingressando neste tipo de ocupação.

Psicologia de trânsito

Este profissional pode ser responsável por qualquer tipo de “problema” relacionado com o trânsito, tais como avaliação psicológica de motoristas e futuros motoristas, ações em centros de formação de motoristas e de educação social de infratores.

Então, a função da Psicologia do trânsito é justamente orientar e treinar as pessoas envolvidas na área — sejam instrutores de direção, motoristas e futuros motoristas, ciclistas e até pedestres. O perfil de risco atual deve ser uma de suas principais prioridades.

Psicologia do Trabalho

A seleção e o treinamento de colaboradores sempre foi uma das áreas de destaque dentro de qualquer empresa. A Psicologia do Trabalho — também chamada de Psicologia organizacional —, é a área da Psicologia que visa todo o ambiente dentro da organização. 

Os especialistas no assunto devem ser capazes de analisar o ambiente de trabalho para propor estratégias de melhoria, considerando não apenas os objetivos da empresa, mas também o desenvolvimento e o bem-estar dos funcionários.

Psicologia e identidade de gênero

A importância de questões relacionadas à identidade de gênero tem levado a um maior interesse das pessoas por essa área. As atividades do dia a dia no Brasil e no mundo têm aumentado a atenção a este tópico. 

Desse modo, os profissionais que desejam se aprofundar no assunto podem fazer o curso "Gênero e Comportamento Sexual" para aprender mais, que foca principalmente nas medidas mais assertivas para cooperar com o público e ajudar a mudar certas situações negativas.

Psicologia escolar e inclusão

Outro tema intimamente relacionado à escola são os desafios enfrentados pelos profissionais que atuam na área da educação. As instituições de ensino reconhecidas precisam ser mais democráticas e inclusivas. 

Saber lidar com essa questão exige muito comprometimento e aprendizado, e o processo é realizado com responsabilidade, consciência e, claro, apoio de pessoas especializadas em Psicologia e inclusão.

Psicologia forense e jurídica

As ações tomadas dentro da jurisdição incluem a avaliação de perfis criminológicos, condução de perícia, fornecimento de consultas em casos criminais e outras atividades semelhantes. 

Embora a graduação em Psicologia aborde um pouco esse assunto, os cursos de pós-graduação em Medicina Legal e Psicologia Jurídica proporcionam formação técnica para profissionais que atuam ou pretendem continuar atuando na área.

Psicologia hospitalar

Essa é outra opção para quem quer fazer a faculdade de Psicologia. Os casos vividos em um ambiente hospitalar geralmente requerem o auxílio de um psicólogo para ajudar os pacientes e suas famílias a lidar com certas situações. 

O apoio de médicos e outros profissionais afins nem sempre é suficiente. Portanto, é necessário trabalhar em conjunto com uma equipe multidisciplinar. Além do enfrentamento da situação, os pacientes também precisam do apoio de psicólogos do hospital para a promoção da reabilitação física e mental.

Psicologia infantil

Psicóloga infantil com criança

Outra possibilidade de pós em Psicologia é a especialização em Psicologia infantil. Cada etapa da vida tem suas próprias características, as quais afetam os problemas enfrentados por pessoas de certas idades. 

Embora todos vivam em ambientes diferentes, é natural que muitas pessoas tenham algo em comum. Portanto, lidar com crianças e jovens pode exigir algumas técnicas e métodos específicos. 

Estudar a Psicologia e o comportamento infantil nessa faixa etária é um passo fundamental para a compreensão das principais doenças, o que permite o tratamento mais adequado para cada situação.

Psicologia positiva e coaching

Nos últimos anos, a demanda por apoio psicológico aumentou significativamente. Além do atendimento clínico, o processo psicológico e de aconselhamento ativo têm atraído muita atenção daqueles que estão se formando no curso de Psicologia, por causa de sua ênfase na melhoria do desempenho das pessoas. 

Então, quem se interessa pela motivação e pelo investimento em outros aspectos do trabalho ou da vida pode contar com serviços especializados. Por fim, a ideia é manter uma atitude positiva e alegre para com os interessados, promovendo assim a sua satisfação profissional ou pessoal.

Psicanálise

A psicanálise é uma especialidade da Psicologia, bastante conhecida por seu fundador, Sigmund Freud. Nesse campo, o inconsciente é o protagonista, e esta pesquisa se baseia na avaliação do impacto de suas manifestações em sentimentos pessoais, fala, comportamento, sonhos, crenças e pensamentos. 

As técnicas terapêuticas aplicadas pela psicanálise ajudam a analisar e tratar doenças mentais, como depressão, ansiedade, traumas, vícios e outros problemas que podem interferir na vida diária e na felicidade das pessoas.

Essas são algumas das possibilidades de especialização para quem fez a graduação em Psicologia. Agora, basta encontrar a que mais lhe interessar e focar os estudos na pós que ofereça conteúdos relacionados ao segmento selecionado. Além de obter mais conhecimento, você garante um novo diploma.

Gostou das nossas dicas? Saiba como é fazer faculdade de Psicologia e as oportunidades de carreira!Quero saber as oportunidades de carreira em Psicologia!

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.