arquiteto ou um engenheiro altamira 2

Contrato um arquiteto ou um engenheiro civil para uma obra? Conheça as diferenças na atuação desses profissionais

Clarisse Gontijo

Essas duas profissões trabalham no mesmo campo e no mesmo tipo de projetos, mas suas funções são diferentes.

Para muitas pessoas, arquitetos e engenheiros civis  parecem fazer a mesma coisa. Mas quando você conhece bem essas duas profissões, percebe que elas são bem diferentes. Como podemos distingui-las? Quando fazer obra com um engenheiro civil? E um Arquiteto?

Aqui está a lista das principais diferenças entre os dois profissionais, e as dicas de como fazer obra com um arquiteto e engenheiro.

arquiteto ou um engenheiro altamira

Engenheiros civis dominam várias áreas de especialização

Enquanto a arquitetura se concentra principalmente na construção de edifícios, os engenheiros civis também devem ser capazes de trabalhar em estradas, sistemas hidráulicos, pontes, represas, etc. Eles devem, portanto, dominar várias disciplinas, como engenharia estrutural, engenharia ambiental, engenharia mecânica, elétrica e assim por diante.

Engenheiros civis geralmente se especializam em uma das disciplinas listadas acima, e alguns deles passam uma carreira completa sem nunca trabalhar com um arquiteto.

Arquitetos se concentram apenas em um prédio durante um projeto.

Arquitetos e engenheiros civis especializados em trabalhos de construção no mesmo campo, mas as expectativas para suas posições são muito diferentes. Enquanto um engenheiro civil se encarrega de todo um projeto, um arquiteto lida apenas com o projeto e a construção de uma estrutura única de cada vez.

Um arquiteto é capaz de traduzir e reunir seus critérios pessoais, seus sonhos e suas idéias no mesmo plano. Ele está ciente das questões relacionadas à preservação do território e à proteção do meio ambiente, e domina perfeitamente os regulamentos de construção e as regras de planejamento urbano.

Ele representa você nos concursos e durante a consulta das empresas. Pode até garantir a gestão completa do projeto!

Em suma, o arquiteto é um designer responsável pelo design geral do edifício, concentrando-se principalmente no layout do espaço e sua aparência.

Engenheiro ou arquiteto. Qual contratar para uma obra?

Antes de mais nada, qualquer obra de construção se faz necessário a participação desses dois profissionais, afinal, nada pode acontecer sem um engenheiro e um arquiteto.

Para obras pontuais e re reparos, também é necessário a participação dos dois profissionais.

Por exemplo:

Os arquitetos são envolvidos em um projeto de reconstrução quando se trata de adicionar elementos ou alterar o tamanho ou a forma de um quarto, por exemplo.. Eles observam o estilo de vida e os hábitos dos ocupantes, avaliam a estrutura da casa, e traçam planos que atendem aos desejos do proprietário e às necessidades estruturais da casa.

Dependendo dos requisitos dos regulamentos atuais, os proprietários podem ser obrigados a apresentar planos com o carimbo e a assinatura do arquiteto antes de iniciar o trabalho ou obter uma licença de construção.

Se você precisar renovar ou modificar seu telhado, paredes, encanamento, fiação ou as fundações de sua casa, precisará de um engenheiro . Também é recomendável entrar em contato com um engenheiro civil se você estiver preocupado com certos aspectos de segurança. Pois este irá inspecionar sua casa e avaliar a sua conformidade com os códigos de construção, tendo em conta as suas necessidades. 

Gostou do artigo? Baixe este e-book e saiba mais sobre as áreas de atuação de um Arquiteto ou de um Engenheiro Civil.

Visite nosso site!

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.