vida saudavel altamira

Como um educador físico pode auxiliar em uma rotina saudável

Clarisse Gontijo

A correria do dia a dia, o excesso de responsabilidades, o estresse do trânsito e outros fatores contribuem para a perda de saúde. Acabamos não cuidando de nós mesmos e nos entregando ao sedentarismo e à má alimentação. Como ter uma vida saudável com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo?

Segundo a OMS, a saúde está diretamente ligada ao bem-estar físico, mental e social de cada um. Logo, saúde não é o antônimo de estar doente. E para termos realmente uma vida saudável, o exercício físico e a alimentação de qualidade são primordiais.

Nesse contexto, qual o papel do Educador Físico para uma vida saudável da população?

vida saudavel altamira 2

Exercícios físicos para uma vida saudável

Para quem quer uma vida saudável não existe muito segredo: a prática de atividade física é fundamental! Principalmente se alinhada a uma boa alimentação.

Exercitar-se vai muito além de questões estéticas. Estamos falando de qualidade de vida! Os benefícios da prática regular de atividade física para a saúde são muitos:

  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Reduz o estresse;
  • Auxilia no alívio de tensões emocionais;
  • Aumenta o autocontrole;
  • Aumenta a concentração;
  • Aumenta a autoestima;
  • Previne o colesterol alto;
  • Previne a diabetes;
  • Dentre outros.

Todos os tipos de exercícios ajudam a regular o funcionamento do organismo e previnem doenças. Esse hábito é essencial para a melhora do bem-estar geral. Mantendo corpo e mente saudáveis.

O papel do Educador Físico para uma vida saudável

A atuação de um Educador Físico vai muito além de auxiliar na prática de exercícios. O profissional fez um curso de Educação Física que durante os 4 anos deu os alicerces necessários para que ele seja um disseminador da vida saudável!

Este é um profissional da área da saúde e tem como missão combater o sedentarismo, um mal que está ligado a inúmeras doenças. Ou seja, o papel do Educador Físico é muito mais do que apenas orientar exercícios.

Uma das atribuições do Educador Físico de fato é ajudar o aluno quando necessário, orientar do que fazer e quando fazer. O acompanhamento é fundamental! O exercício físico quando não é bem orientado pode, inclusive, fazer mal à saúde, como causar lesões, por exemplo.

Mas também em outros momentos esse profissional precisa agir. Quando a pessoa encontra mil e uma desculpas para não praticar um exercício, fala em falta de tempo, cansaço, falta de dinheiro. O papel do Educador Físico é alertar para a importância dos exercícios para uma vida saudável. Auxiliá-la a encontrar uma alternativa para esses problemas apresentados.

Manter uma rotina de exercícios também não é fácil. Quantas pessoas iniciam a academia e para antes de completar um mês? Neste momento o Educador Físico precisa ser quase um psicólogo. Auxiliar o aluno a continuar no exercício, a transformar a atividade física em um hábito. Lembrar sempre qual é a motivação, qual o objetivo.

Resumindo: o Educador Físico é o promotor da saúde, da vida saudável, da qualidade de vida!

Você está preparado para a missão de disseminar a vida saudável? Então, conheça mais sobre o curso de Educação Física no Pará acessando o site!

Nova call to action

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.