A correria do dia a dia, o excesso de responsabilidades, o estresse do trânsito e outros fatores contribuem para a perda de saúde. Acabamos não cuidando de nós mesmos e nos entregando ao sedentarismo e à má alimentação. Como ter uma vida saudável com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo?
Segundo a OMS, a saúde está diretamente ligada ao bem-estar físico, mental e social de cada um. Logo, saúde não é o antônimo de estar doente. E para termos realmente uma vida saudável, o exercício físico e a alimentação de qualidade são primordiais.
Nesse contexto, qual o papel do Educador Físico para uma vida saudável da população?
Exercícios físicos para uma vida saudável
Para quem quer uma vida saudável não existe muito segredo: a prática de atividade física é fundamental! Principalmente se alinhada a uma boa alimentação.
Exercitar-se vai muito além de questões estéticas. Estamos falando de qualidade de vida! Os benefícios da prática regular de atividade física para a saúde são muitos:
- Melhora a circulação sanguínea;
- Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
- Melhora a qualidade do sono;
- Reduz o estresse;
- Auxilia no alívio de tensões emocionais;
- Aumenta o autocontrole;
- Aumenta a concentração;
- Aumenta a autoestima;
- Previne o colesterol alto;
- Previne a diabetes;
- Dentre outros.
Todos os tipos de exercícios ajudam a regular o funcionamento do organismo e previnem doenças. Esse hábito é essencial para a melhora do bem-estar geral. Mantendo corpo e mente saudáveis.
O papel do Educador Físico para uma vida saudável
A atuação de um Educador Físico vai muito além de auxiliar na prática de exercícios. O profissional fez um curso de Educação Física que durante os 4 anos deu os alicerces necessários para que ele seja um disseminador da vida saudável!
Este é um profissional da área da saúde e tem como missão combater o sedentarismo, um mal que está ligado a inúmeras doenças. Ou seja, o papel do Educador Físico é muito mais do que apenas orientar exercícios.
Uma das atribuições do Educador Físico de fato é ajudar o aluno quando necessário, orientar do que fazer e quando fazer. O acompanhamento é fundamental! O exercício físico quando não é bem orientado pode, inclusive, fazer mal à saúde, como causar lesões, por exemplo.
Mas também em outros momentos esse profissional precisa agir. Quando a pessoa encontra mil e uma desculpas para não praticar um exercício, fala em falta de tempo, cansaço, falta de dinheiro. O papel do Educador Físico é alertar para a importância dos exercícios para uma vida saudável. Auxiliá-la a encontrar uma alternativa para esses problemas apresentados.
Manter uma rotina de exercícios também não é fácil. Quantas pessoas iniciam a academia e para antes de completar um mês? Neste momento o Educador Físico precisa ser quase um psicólogo. Auxiliar o aluno a continuar no exercício, a transformar a atividade física em um hábito. Lembrar sempre qual é a motivação, qual o objetivo.
Resumindo: o Educador Físico é o promotor da saúde, da vida saudável, da qualidade de vida!
Você está preparado para a missão de disseminar a vida saudável? Então, conheça mais sobre o curso de Educação Física no Pará acessando o site!