A escolha da graduação não pode ser feita de qualquer forma. É necessário avaliar diversos pontos para tomar a melhor decisão.
Pensando nisso, resolvemos listar neste artigo várias dicas para ajudá-lo nesse processo.
A partir da leitura desse texto, será mais fácil escolher o curso certo para você.
Vamos lá?
Como escolher o curso certo para você?
A partir de agora, vamos listar diversas dicas para que você aprenda como escolher o melhor curso de graduação.
1 - Investigue as suas preferências
O autoconhecimento é um dos melhores caminhos para descobrir a opção mais adequada para a sua carreira.
Por meio desse processo, você consegue entender quais são as suas metas, objetivos, pontos fortes, pontos fracos, motivações, crenças e propósitos.
Você também pode investigar quais são os maiores medos e situações que diminuem a sua autoestima.
Dessa forma, será mais fácil escolher uma carreira mais alinhada com o seu perfil.
2 - Faça um teste de personalidade
Provavelmente, você já ouviu falar do teste de personalidade. Trata-se de uma ferramenta que ajuda a descobrir qual é o perfil de um determinado candidato.
Esse processo é feito por meio de perguntas. Na internet, você pode encontrar várias opções gratuitas. Em alguns casos, o teste de personalidade é concluído em menos de dez minutos.
Após a conclusão do teste, o site disponibiliza um relatório completo sobre o seu perfil. Ele pode identificar, por exemplo, quais são as pessoas mais análiticas ou que têm mais afinidade com a área de humanas.
Se você gosta do contato frequente com as pessoas e de cuidar do próximo, a Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia e Nutrição são as áreas mais indicadas.
Os estudantes que são apaixonados pelos números e por raciocínio lógico podem ingressar no curso de engenharia. Dentre os cursos mais comuns, encontram-se: Engenharia civil, Engenharia de produção, Engenharia elétrica e mecânica.
Já para as pessoas que têm um perfil mais comunicativo, o Direito é uma das áreas mais promissoras para esses profissionais.
Uma das principais vantagens do mercado é que as áreas estão a cada dia mais segmentadas. Portanto, é mais fácil escolher aquela que combina melhor com o seu perfil.
3 - Saiba mais detalhes sobre a profissão que você se identifica
Após descobrir o curso que tem mais afinidade, você deve analisar a realidade de cada profissão no mercado.
O ideal é buscar informações que impactam em sua carreira como: rotina do profissional, habilidades mais exigidas pelas empresas, horário de trabalho (flexível ou rígido), alternativas para trabalho remoto e quais são as áreas de atuação.
A pesquisa pode ser feita com blogs especialistas no assunto, jornais e revistas. Busque sempre fontes confiáveis.
O profissional de Direito, por exemplo, pode atuar em diversas áreas como: Direito Civil, Direito Ambiental, Direito Comercial, Direito Digital, Direito do Consumidor, entre outros.
Portanto, pode-se concluir que é uma boa área para o estudante, uma vez que sempre terá oportunidades no mercado.
4 - Estabeleça metas
Quando você define metas, a escolha do curso fica mais fácil. A construção do plano de carreira pode ajudar nessa etapa.
Essa ferramenta é muito importante para entender o tempo que será gasto para estudos e outros elementos que influenciam em seu sucesso.
Existem algumas técnicas que ajudam na construção do plano de carreira. As mais comuns são: SMART, Análise SWOT e Ciclo PDCA.
O vestibular não pode ser encarado como um vilão na vida do estudante. Pelo contrário, ele é uma ótima oportunidade para auxiliá-lo no desenvolvimento profissional e pessoal.
Por isso, enfrente a realidade e conquiste vários benefícios, combinado?
Definir o curso certo não é fácil, mas agora você estará mais preparado para tomar a decisão correta, não é mesmo?
Se você ainda tem alguma dúvida sobre a escolha do curso certo, compartilhe conosco nos comentários abaixo.