bacharelado em educação física-1

Bacharelado em Educação Física: saiba tudo sobre essa graduação

Clarisse Gontijo

Os profissionais de Educação Física, geralmente, contemplam professores, instrutores de ginástica, dança e outras práticas do esporte, administradores de programas esportivos, coaching e/ou treinadores de grandes atletas esportivos.

Aprenda como o grau da graduação influencia diretamente na atuação do aluno no mercado de trabalho. Veja a diferença entre bacharelado e licenciatura em Educação Física, e esteja preparado para escolher qual das opções de carreira se encaixa ao seu perfil.como é o bacharelado em educação físico

A diferença entre licenciatura e bacharelado em Educação Física

De maneira geral, o grau de bacharel é recomendado para quem deseja atuar de forma mais ampla no mercado, enquanto os cursos de licenciatura são mais indicados para os que querem ser professores e dar aula para o Ensino Fundamental e Médio. Pergunte-se, que tipo de profissional da Educação Física você quer se tornar? 

O estudo a nível de bacharel aborda várias áreas de treinamentos físicos, com requisitos básicos gerais, que prepara o aluno para atuar como instrutor de atividades esportivas, oferecendo uma educação focada na aplicação prática do conhecimento. 

Os alunos também podem optar por se especializar e seguir áreas acadêmicas após a conclusão desse tipo de graduação, ampliando assim, suas competências nos programas de mestrado e doutorado. 

Cada uma dessas especializações inclui cursos diferentes que levarão a uma carreira diferente, veja alguns enfoques: personal training, atividades físicas para grupos especiais, basquetebol, bioquímica do exercício, atletismo, entre outros.

O que se aprende no bacharelado em Educação Física 

Os cursos de bacharel em Educação Física geralmente duram quatro anos, incluem conteúdos interdisciplinares e voltados para o estudo do movimento humano. O principal objetivo dessa modalidade é promover a saúde e a capacidade física por meio da prática de atividades corporais. 

Como instrutores ou treinadores, esses profissionais lidam com as pessoas para melhorar seus níveis de condicionamento físico. Treinadores pessoais aspirantes podem ter boas oportunidades se decidirem seguir essa carreira.

Ao concluir o curso, o aluno se qualifica para supervisionar programas de exercícios físicos, auxiliar no tratamento de portadores de deficiência e preparar atletas de diversas modalidades esportivas. É obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Educação Física do seu estado para o exercício da profissão.

Sendo assim, esse grau combina a vivência em sala de aula com exercícios práticos de Educação Física. Aqui estão algumas disciplinas que você pode encontrar neste programa de graduação:

  • Anatomia;
  • Psicologia;
  • Badminton;
  • Dança aeróbica;
  • Teoria do esporte.

Entenda mais do curso de Educação Física

A formação oferecida pela Serra Dourada torna possível que o estudante desenvolva atividades complementares à base teórica da graduação, como projetos institucionais, eventos, ações culturais e práticas, com o intuito de valorizar e enriquecer a participação do acadêmico em diferentes áreas, tendo em vista seu futuro profissional.

 O diploma de bacharel em Educação Física prepara seu titular para cargos de atuação em escolas, academias ou outras instalações de fitness, embora alguns possam exigir certificação adicional. 

Veja o e-book completo do curso de Educação Física, neste material você encontra algumas opções de carreira disponíveis, mais informações do mercado de atuação e o perfil desses profissionais. 

Nova call to action

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.