farmacia altamira 01

As carreiras de um farmacêutico

Clarisse Gontijo

Você se interessa pelo curso de Farmácia, mas sabe exatamente o que te espera após a formatura? A área de atuação de um farmacêutico é extensa e não se resume apenas à manipulação direta de medicamentos.

Uma Resolução do Conselho Nacional de Educação, de 2017, define o que faz um farmacêutico da seguinte forma: profissional da área de Saúde, com formação centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica, e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

Ou seja, esse profissional pode atuar desde análise à fiscalização, assim como trabalhar com remédios diretamente, fica a critério do profissional!

Neste texto reunimos algumas das opções da carreira de um farmacêutico. Confira!

farmaceutico altamira 01

Opções mais comuns de atuação do Farmacêutico

A indústria farmacêutica é onde o profissional atua diretamente na fabricação de medicamentos. Também desenvolve pesquisa de novas fórmulas.

Farmácias e hospitais são os setores que mais empregam o Farmacêutico. Visto que, segundo Lei Federal, é obrigatória a presença do profissional nesses ambientes.

Quem tiver interesse em seguir carreira acadêmica também pode apostar no curso de Farmácia. Após uma complementação dos estudos, o profissional pode lecionar em instituições de ensino e atuar com pesquisa acadêmica.

Educação médica

Sua função é explicar aos médicos como determinado medicamento funciona.  Em geral, o profissional se especializa em um medicamento e sabe tudo sobre ele. O Farmacêutico pode fazer apresentações em clínicas ou ministrar palestras, cursos e workshops.

Farmacêutico nuclear

Atua em hospitais e unidades de pesquisa sendo o responsável pela manipulação de radiofármacos – remédios que possuem elemento radioativo. Normalmente esse profissional é encontrado em cargos de gerência, administração ou coordenação.

Farmacêutico magistral

Atua em Farmácias de manipulação, os remédios fabricados nesses estabelecimentos são feitos de forma manual, sob encomenda. O Farmacêutico magistral pesa as dosagens, mistura e coloca em cápsulas. Ele também pode desenvolver pesquisas com diferentes fórmulas.

Cosmetologia

O Farmacêutico que se especializa nessa área atua com pesquisa e desenvolvimento de cosméticos. Em geral, o perfil dos profissionais que atuam com estética é bem criativo e estão sempre inovando o setor.

Farmacoeconomia

Já imaginou um profissional da Farmácia atuando com estudos financeiros e econômicos? É exatamente isso que um Farmacoeconomista faz! As funções e locais de atuação desse profissional são muitas. Em indústria farmacêutica o trabalho é avaliar processos produtivos. Está presente também em hospitais e clínicas ou instituições viabilizando a combinação de medicamentos para diminuir os custos sem afetar o paciente.

Farmacêutico criminal

Essa é uma das possibilidades de atuação do farmacêutico mais curiosa e que as pessoas desconhecem. Nesse ramo, ele trabalha para solucionar crimes, podendo fazer análise de substâncias e exames laboratoriais, por exemplo. Assim, dá base para inquéritos e processos criminais.

Conclusão

Essas são algumas das possibilidades de carreira de um Farmacêutico. Mas, segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), ao todo são 72 atividades que podem ser desempenhadas pelo profissional. A atuação não é apenas com pessoas, mas também com o meio ambiente, animais e parasitas.

Gostou da área e suas inúmeras possibilidades de carreira? Quer saber como ser farmacêutico? Acesse o site e saiba tudo! Baixe nosso ebook e saiba mais sobre o curso de Farmácia no Pará.

Nova call to action

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.