metodologia-cientifica-biomedicina-serra-altamira

A Metodologia Científica no curso de Biomedicina

Clarisse Gontijo

Se você pretende fazer um curso superior, provavelmente já ouviu falar na metodologia científica. Esse conjunto de regras é aplicado em diversos estudos, desde as ciências exatas até às da natureza, inclusive em pesquisas em biomedicina.

O método científico é extremamente importante, pois trata-se de uma forma de unificar a análise de diversos estudos da forma mais crítica e correta possível.

Quer saber mais a respeito do assunto? Nós explicamos. Confira!

pesquisa-cientifica-biomedicina-serra-altamira

O que é a metodologia científica

A metodologia científica ou método científico é um padrão aplicado em todos os trabalhos científicos. Na prática, ele pode ser visto nos TCCs e artigos acadêmicos.

O método científico consiste em um grupo ou conjunto de definições, como processos e fases ordenadas que conduzem a pesquisa, sempre em busca de fatos concretos e/ ou indícios que comprovem uma hipótese.

Dessa forma, a metodologia, com diversas regras que determinam um passo a passo na resolução de um problema, seja uma nova tese ou refutação de um tema existente, tem por objetivo tornar o estudo o mais confiável possível.

Portanto, ela analisa e agrega evidências empíricas, de acordo com os métodos: dedutivo, indutivo, dialético, hipotético-dedutivo e fenomenológico. 

Dentro das ciências exatas e da natureza, a metodologia utiliza das seguintes etapas:

  1. Definição do problema;
  2. Levantamento de dados;
  3. Elaboração de, pelo menos, uma hipótese, que explique o problema;
  4. Criação de experiência em ambiente controlado, com a finalidade de testar as hipóteses;
  5. Análise e interpretação dos dados obtidos pelo teste;
  6. Elaboração de novas hipóteses;
  7. Publicação dos resultados.

Os aspectos do método científico são: a observação, a descrição, a previsão, o controle, a falseabilidade e a descrição e análise das causas. Além disso, a metodologia científica pode ser definida em duas modalidades de pesquisa: a quantitativa e a qualitativa.

Qual a importância da metodologia científica

A metodologia é essencial para que os trabalhos científicos sejam conduzidos de forma coerente e justa, focando sempre no resultado fiel e mais assertivo possível. 

Para o XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), no artigo “A importância da metodologia científica para a aprendizagem no ensino superior”, no Brasil, as definições do método científico tem, ainda, um papel educador. 

Isso porque, de forma geral, o aluno chega com diversos gaps de aprendizado na Universidade. Desta forma, o método científico tem, também, a função de nivelar e aplicar um padrão de qualidade entre os trabalhos desenvolvidos.

Além disso, tanto as observações do profissional envolvido numa pesquisa, bem como os relatórios por ele gerados, são essenciais à comunidade acadêmica, que busca sempre bons referenciais para a condução de novos estudos.

Acima de tudo, a metodologia científica exerce a função regulamentadora, para que toda tese acadêmica possa ser avaliada de forma uníssona e coerente.

Como ela se aplica nas pesquisas em biomedicina

No que se refere às pesquisas em biomedicina, a metodologia científica é essencial. De acordo com Sônia e William, autores publicados da obra Metodologia Científica Para a Área da Saúde, “para saber o que acontece com determinado paciente, é preciso conhecer situações análogas às dele. Em outras palavras, a metodologia deve trazer elementos para a compreensão do fenômeno em geral, e do indivíduo, em particular.”

Dessa forma, o que faz um biomédico em seu trabalho enquanto pesquisador, é ir à fundo no entendimento, busca de fatos e análise das mais diversas variáveis que o levem a decifrar quaisquer pesquisas em biomedicina.

Afinal, este profissional tem em mãos a possibilidade de apresentar a cura ou métodos paliativos de doenças que afligem a população. Portanto, a metodologia científica é uma ferramenta básica para o profissional em biomedicina.

Nova call to action

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.