trabalhar e estudar ao msm tempo alis 2

Trabalho de manhã e estudo à noite: Como conciliar

Clarisse Gontijo

Muitas pessoas, pensam que entrar na faculdade significa um passeio prazeroso de quatro anos, no qual as únicas preocupações serão concluir os cursos e se divertir nos finais de semana com a galera da “facu”. Embora essa descrição possa ser a realidade de algumas pessoas, a grande parte dos estudantes universitários precisa trabalhar de manhã para sobreviver e estudar à noite.

A preocupação então é conseguir conciliar o curso com uma agenda já ocupada. Compromissos de trabalho, família e outras demandas podem se tornar obstáculos entre você e seu sonho. Entretanto, com disciplina e planejamento é possível priorizar seu caminho para o sucesso.

Por isso, neste post, você verá dicas de organização para equilibrar trabalho e faculdade. Confira!

trabalhar e estudar ao msm tempo alis


Planeje-se para trabalhar de manhã e estudar à noite

O primeiro — e possivelmente o mais importante — passo a ser dado quando se entrar na Unidade de Ensino é criar um cronograma que acomode trabalho e estudos. O dia tem apenas 24 horas, para fazê-lo render você precisa se tornar um excelente planejador.

Comece imprimindo seu programa de estudos semestral, com detalhes sobre disciplinas, tópicos e prazos para entrega de trabalhos. Depois, faça o seu próprio plano de estudos com base nas datas do programa do curso. Reserve horários específicos em cada dia da semana, mas resguarde seu horário de trabalho.

Use seu tempo livre de forma produtiva

Somente quem trabalha e faz Unidade de Ensino sabe como o aluno clama por um dia com mais horas. É uma rotina tão corrida que às vezes você chega em casa na dúvida entre comer, tomar banho ou usar o banheiro antes de dormir! O tempo livre quase não existe.

No entanto, é importante usar o pouco tempo livre que possui de forma construtiva, isso ajudará você a equilibrar sua vida profissional e acadêmica com mais eficiência. Por exemplo, tente estudar no trajeto para o serviço ou à noite antes de dormir. Além disso, use alguns minutos do seu almoço ou intervalo para estudar.

Faça uma pausa de vez em quando

Uma pergunta comum entre graduandos é: "É possível manter-se constantemente renovado e concentrado no trabalho e nos estudos?"

Se isso passou pela sua cabeça, com honestidade a resposta é não! Haverá dias em que você se sentirá bastante cansado e sem disposição e muitas vezes você chegará à conclusão de que é melhor desistir dum dos dois.

Portanto, faça uma pausa de vez em quando! Você já é um super-herói por trabalhar de manhã e estudar à noite ao mesmo tempo. Permita-se tempo para relaxar, mesmo que por meia hora todos os dias. Uma pausa, simplesmente relaxando quebra a rotina diária e tem um efeito, inevitavelmente, positivo na sua energia quando voltar ao trabalho ou estudos.

Use a tecnologia a seu favor

Fazer planejamentos, cronogramas e planilhas de estudos pode ser um pouco difícil se você não tem habilidade com isso. Porém, hoje a tecnologia facilita muito, existem inúmeros aplicativos e softwares online, voltados para estudantes.

Você consegue encontrar desde programas disponíveis gratuitamente, até os pagos. Além disso, muitos são dotados de recursos, que possibilitam: criação de agendas, flash cards, autoavaliações etc.

Em conclusão, ter uma vida equilibrada, trabalhando diariamente e estudar à noite, pode ser difícil. Mas se planejar é a chave ter sucesso na faculdade sem perder seu emprego. Por isso, considere as dicas que propusemos neste post, elas te ajudarão com a organização que você tanto precisa.

Se você curtiu nosso artigo e quer ter ainda mais controle sobre seu tempo disponível para estudar, baixe nosso ebook e aprenda a criar uma planilha de estudos!

Nova call to action

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.