Imagem Quadrada - Destaque

Topografia na Prática: Levantamento Topográfico do Terreno Lacre do Bem

No último sábado, dia 27 de junho, os alunos do 6° período do Curso de Engenharia Civil realizaram uma visita técnica relacionada a disciplina de Topografia. A atividade aconteceu como uma ação voluntária, e se desenvolveu com o levantamento topográfico do terreno onde será construído a sede da Associação Lacre do Bem.

O levantamento topográfico de um terreno se consiste em medir divisas, distâncias e diferenças de nível, proporcionando uma real visão do terreno e sendo a base para execução de projetos e obras.

O método de levantamento topográfico utilizado pela turma foi o planimétrico, que se caracteriza pela medição das projeções horizontais que definem a área. Essa técnica é usada principalmente para determinar os limites do terreno.

A partir desse estudo que apresenta todos os acidentes naturais ou artificiais do terreno, é possível ter a análise da melhor forma de aproveitar a área, sendo esse um mecanismo essencial para a execução da obra.

A atividade que contou com o apoio da Coordenadora do Curso Josiane Pedrosa e foi desenvolvida pelo Professor Eder Faria Dias, possibilitou aos acadêmicos vivenciar na prática aquilo que foi estudado em sala de aula.

O aluno Filipe Braga relatou que a visita técnica foi de suma importância, e possibilitou aos estudantes o aprendizado prático dos assuntos teóricos da disciplina: “A realização destas atividades práticas de topografia proporcionaram um aprendizado mais rápido dos assuntos teóricos, possibilitando ainda o primeiro contato com situações atípicas em meio a prática do levantamento topográfico,  as quais devem ser solucionadas no campo e que somente encontramos auxilio na prática! Diante disso, afirmamos que a visita técnica transcorreu muito bem dentro de todas as expectativas programadas e nós alunos fomos beneficiados com este tipo de iniciativa. Agradecemos imensamente a nossa Coordenadora do Curso de Engenharia Josiane e ao nosso professor Eder, que nos auxiliou com muita dedicação. Agradecemos também e toda a equipe da Faculdade Alis Itabirito que nos proporcionou este momento de aprendizado!”

Sobre a Associação Lacre do Bem

No ano de 2013, Julia Macedo - época com nove anos de idade - começou a juntar laces de latinhas de alumínio com intuito de comprar e doar uma cadeira de rodas. Essa ideia surgiu quando sua família recebeu um agradecimento ao ajudar uma instituição que cuida de crianças com paralisia cerebral.

Júlia, tocada pelo gesto, deu início a missão distribuindo cartazes na escola onde estuda e com a ajuda de amigos e familiares a campanha foi crescendo.

A compra de uma cadeira de rodas consiste a 352 mil lacres, equivalente à 105 quilos da matéria ou 140 garrafas pets. Esse projeto é conduzido com a colaboração de voluntários, escolas e empresas parceiras em todo território Brasileiro.

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.