como se preparar para o enem

Saiba como se preparar para o Enem

Bruno Grecco

Se você começou a pensar numa graduação, provavelmente deve estar se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As universidade de todo o País usam as notas das provas como forma de avaliar seu desempenho escolar, e em alguns casos, você pode até ser dispensado de prestar o vestibular para ingressar num curso superior.

Portanto, faz todo sentido planejar seus estudos para se dar bem no exame. Aqui estão alguns passos simples e inteligentes para ajudá-lo a avançar.

se preparar para o enem

O que esperar da prova do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação do Brasil, é o órgão responsável pela elaboração do Enem, e geralmente não reescreve suas instruções por anos seguidos.

Isso dá ao aluno mais experiente uma vantagem! Conheça as instruções - e certifique-se de entendê-las - antes de fazer o teste. Estar familiarizado com o formato da avaliação facilitará você a se sentir mais confortável na hora de realizar o teste. Primeiro passo: vá ao site oficial e leia o edital do Enem sobre cada seção. 

Nessa fase toda informação é válida, então aproveite para conversar e tirar dúvidas com professores, amigos ou familiares que já fizeram. Você terá um melhor desempenho durante o exame, se fizer isso.

Como fazer um plano de estudos

Nós sabemos como gerenciamento de tempo pode ser desafiador, por isso, fazer um mapa de estudos é uma maneira eficaz de navegar pelo conteúdo estudado no ensino médio e alcançar melhores resultados de aprendizado.

Além de seus estudos, você provavelmente tem outros compromissos, como atividades extracurriculares, eventos e compromissos sociais. A criação de um cronograma permite que você reserve tempo suficiente para concluir as tarefas de casa, estudar, revisar e reter as informações necessárias para se dar bem no Enem. Além disso, terá mapeado como gasta seu tempo e com isso poderá otimiza-lo a cada dia. 

Os planos de estudos são particularmente importantes para os candidatos que estudam sozinhos ou em cursos preparatórios on-line, pois é precisar ter autodisciplina e determinação para não perder o foco sem os lembretes e estímulos constantes de um professor presencial.

O Inep também disponibiliza todas as provas e gabaritos para você estudar pelas questões anteriores. Esse é um ótimo exercício, então não deixe de responder as perguntas e depois revisá-las, para obter a melhor pontuação.

Seja gentil com seu corpo

Sessões noturnas de estudos alimentadas por refrigerantes e junk food não te preparam para um dia de prova bem-sucedida. Sono adequado, hidratação e alimentação saudável, no entanto, farão uma diferença positiva no seu desempenho. 

O dia da prova será longo e é provável que você fique cansado e com fome até o final. Então, leve um lanche nutritivo e água para os intervalos. Lembre-se também do fator conforto: use roupas confortáveis e um casaco fácil de tirar ou colocar, caso a sala esteja muito quente ou fria. 

Dicas de última hora

Seguir as etapas abaixo ajudará você chegar a tempo e permanecer alerta durante o teste. Tenha uma boa noite de sono antes do exame. Programe seu alarme para acordar cedo o suficiente para ter tempo para tomar um bom café da manhã.

Certifique-se de saber onde está localizado o seu local de prova. Imprima e reveja as instruções no documento de inscrição, onde devem estar descritos a sala em que irá realizar a prova e qual tipo de material é aceitável, tais como, caneta esferográfica, lápis e borracha.

É recomendado chegar com no mínimo 1h de antecedência, pois caso ocorra algum imprevisto você já estará. Vá ao banheiro antes de entrar na sala, para que nada atrapalhe sua concentração. 

Quer estar preparado para o Enem? A Serra Dourado preparou um kit para organização do tempo: administre trabalho e estudo juntos, baixe agora e saiba como!

Nova call to action

 

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.