trabalho de um engenheiro civil

Sabe o que faz um engenheiro civil?

Clarisse Gontijo

Os engenheiros civis são profissionais habilitados para planejar empreendimentos imobiliários, comerciais e públicos, além de supervisionar sua implementação.

O resultado do trabalho desses especialistas estão ao nosso redor. Afinal, eles também tratam de manter e adaptar a infraestrutura da qual dependemos todos os dias - nossas estradas, ferrovias, pontes, fornecimento de energia e água, e em alguns casos das redes de resíduos e defesas contra inundações. 

O seu papel principal é manter as estruturas funcionando de maneira eficaz para enfrentar desafios como crescimento populacional, mudanças climáticas e desastres naturais.

o que faz um engenheiro civil

Como é o curso de Engenharia Civil?

Na faculdade de Engenharia Civil são oferecidas ferramentas que fazem parte do ofício do engenheiro: técnicas de projeto, execução, operação, cálculos de materiais e elementos, utilização de materiais, técnicas construtivas, variáveis econômicas e administrativas.

Na Serra Dourada, o aluno estará apto a torna-se um profissional crítico e capaz de atuar nas diversas áreas da Engenharia Civil. Além de que, estará também em sintonia com a evolução e as necessidades da sociedade. 

Tendo em vista proporcionar uma formação generalista ao aluno, a instituição procura intensificar atividades práticas, privilegiando o uso de laboratórios como forma de complementar a base teórica. 

Ao longo do curso, serão abordados aspectos legais, sociais, econômicos e culturais que conferem um perfil holístico à sua formação.

Qual o campo de atuação para o engenheiro civil formado?

Os engenheiros civis habilitados poderão atuar em construtoras, órgãos do governo ou abrir sua própria empresa. No geral, projetam e supervisionam a construção dos principais projetos de obras públicas, como edifícios, rodovias, aeroportos, pontes e barragens. 

A atuação inclui a execução das obras, análise das características do solo, estudo de insolação e ventilação do local, entre outras. Em canteiros de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e segurança. Além de ser responsável pela análise da viabilidade técnica e econômica em uma obra civil.

Como é o curso de Engenharia Civil?

A maior parte do trabalho é feito no escritório, mas com visitas aos locais das obras para monitorar a construção. Até porque, são eles que garantem que tudo esteja de acordo com o planejado, e respondem a quaisquer perguntas que os empreiteiros podem ter no decorrer da execução.

De tempos em tempos, devem se reportar aos superintendentes da obras, conselhos de administração e custo de investimento, entre outras diretrizes do empreendimento. Eles também escrevem documentos, como respostas a solicitações de propostas, atualizações de status e relatórios técnicos. 

Eles também devem encontrar outras maneiras de fornecer a infraestrutura necessária, mesmo quando houver pouco dinheiro no pote para pagar por isso. Simplificando, os engenheiros civis precisam apresentar soluções para problemas complexos e implementá-los. 

Como existem diversos tipos de projetos que esse profissional pode realizar, muitos deles se especializam em uma determinada categoria ou ramo da profissão, como Engenharia de transporte, Engenharia estrutural ou Engenharia geotécnica.

Quer saber mais sobre o curso de Engenheira Civil? Não deixe de baixar o e-book completo que a Faculdade Alis preparou para você! Neste material, você encontra melhores informações sobre a graduação, o mercado de trabalho e o perfil desse profissional.

Faça o download gratuito do e-book de Engenharia Civil

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.