estagiar

Quais as possibilidades de estágio na área de Direito?

Clarisse Gontijo

O primeiro estágio em Direito é um dos momentos mais aguardados para maioria dos estudantes na universidade. É neste momento que você colocará em prática tudo o que aprendeu em todas as aulas sobre o funcionamento da ordem jurídica no Brasil.

Não por acaso, o estágio é determinante para que os estudantes escolham a sua área profissional e se, de fato, possuem vocação para o Direito. E não se engane: quanto mais cedo você garantir a sua vaga, mais clara serão as suas preferências no Direito.  

Para ajudar você a conquistar seu primeiro estágio em Direito, esta postagem vai esclarecer como estagiar em cinco áreas profissionais distintas do mundo jurídico. Vamos lá?  

estagiar direito

Defensoria Pública

As Defensorias Públicas são os órgãos públicos com grande demanda por estagiários e que oferecem uma experiência ativa para entender o processo de elaboração da Justiça, o desenvolvimento de processos da área Cível e Criminal e atos do ofício jurídico.

Sob a supervisão do defensor público, sua rotina será ajudar na elaboração de petições, protocolar peças e atender diretamente ao público, acompanhando diversos processos.

Para concorrer a uma vaga, atente-se aos editais de processos seletivos do seu estado. Existem estágios remunerados e voluntários e podem ser feitos a partir do 4º semestre.

Escritórios de Advocacia

Os escritórios são organizações privadas com mais estágio em Direito e essenciais para entender o exercício da Advocacia. O profissional poderá pedir atos em órgãos do Poder Judiciário, junto ao seu orientador, além de prestar consultoria e assessoria jurídica.

O estagiário também exerce outras atividades jurídicas supervisionadas, como assinatura de petições, devolver autos em cartório e obter certidões de peças e autos de processo.

É importante ter em mente que muitas vagas de estágio são oferecidos para estudantes que estão acima do 7º período da faculdade e exigem a carteira de estagiário profissional da OAB.  

Ministério Público

Outra opção para estagiar em Direito é o Ministério Público. No órgão responsável pela garantia da ordem jurídica no Brasil, você aprenderá como acompanhar o andamento de inquéritos e elaboração técnica de peças, denúncias e razões recursais de ações.    

Além disso, o estágio no MP permite que o estudante de Direito experimente a prática em diversas promotorias, como meio-ambiente, família, patrimônio público e se prepare com mais eficiência para concursos neste órgão.

O processo seletivo para obtenção de vaga de estágio ocorre através de editais de provas teste e requer profunda compreensão do Código Penal e da Constituição Federal.

Cartórios Judiciais e Gabinetes de Magistrados

Os Cartórios Judiciais e Gabinetes de Magistrados oferecem as vagas de estágio mais acessíveis aos estudantes de Direito, pois são ocupações mais burocráticas e que não exigem conhecimento jurídico aprofundado ou experiência profissional anterior.

Nos cartórios, os estagiários são responsáveis pela juntada de documentos, realização de cargas de advogados e atendimento ao público. Nos gabinetes, você poderá acompanhar o trabalho dos juízes e entender sobre a elaboração de sentenças.

Conclusão

Nesta postagem, destacamos cinco áreas para você conseguir o seu primeiro estágio em Direito. Contudo, existem diversos órgãos públicos e privados em que você pode buscar a sua vaga, como Promotorias, Defesa do Consumidor e organizações não-governamentais.

Quer estudar em um curso de Direito em Minas Gerais? Saiba mais baixando o nosso e-book.

Visite nosso site!

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.