Quando falamos de Psicólogo, a primeira imagem que vem à cabeça é um consultório com o divã para atendimento e terapia... Isso é de praxe! Mas se engana quem pensa que a psicologia se limita apenas ao atendimento clínico.
O ramo da Psicologia vai muito mais além de atendimentos em consultórios, existindo diversas áreas onde um Psicólogo pode atuar, com oportunidades tanto em empresas privadas quanto no setor público.
Já cogitou a possibilidade de fazer uma graduação em Psicologia, mas precisa conhecer um pouco mais sobre as áreas de atuação? Então você está lendo o artigo certo! Nesse post falaremos um pouquinho da profissão e as 5 áreas de maior destaque, confira!
Psicologia
A Psicologia é o estudo completo de comportamentos e ações mentais. Através dessa análise, entende-se como o cérebro funciona, organização de memórias, aprendizados e interações em grupos. Esse é um ramo que possui ligações com as ciências naturais, as ciências sociais e as artes, remetendo a uma vasta variedade de oportunidades de carreira.
O objetivo principal é ajudar o paciente a resolver essas questões internas, proporcionando mais qualidade de vida ao se relacionar com seus familiares, amigos e meio social em geral.
O curso de Psicologia é recomendado para pessoas que apresentam interesse em estudar o comportamento humano, que sejam observadoras, detalhistas e gostam de examinar as relações, então se você tem esse perfil, essa será uma escolha certa.
Áreas da Psicologia
Como dito anteriormente, a Psicologia estuda comportamentos diferentes, e embora cada uma tenha seu próprio foco em problemas ou preocupações psicológicas, todas as áreas compartilham o objetivo comum de estudar e explicar o pensamento e o comportamento humanos.
Dessa forma, a Psicologia por ser dividida em duas áreas principais:
- Pesquisa:que visa aumentar nossa base de conhecimento
- Prática: por meio da qual nosso conhecimento é aplicado para resolver problemas do mundo real
Como o comportamento humano é muito variado, o número de subcampos da psicologia também está crescendo e evoluindo constantemente, cada um representa uma área específica de estudo focada em um tópico particular. Muitas vezes, os psicólogos se especializam em uma dessas áreas como carreira. Ai vão 5 áreas que tem ganhado destaque:
Psicologia do Trânsito
Você já tirou a sua carta de habilitação ou sabe como funciona esse processo? O teste psicotécnico é aplicado e avaliado por nada mais, nada menos que os psicólogos. Mas se estamos falando em pesquisa, o trabalho desse especialista vai um pouco além.
Os estudos podem se transformar em ações educativas para a comunidade, centros de formação de condutores e as equipes do Detran. Também é possível investigar sobre o comportamento de condutores de veículos, motociclistas, pedestres e ciclistas, para resultar em uma medida socioeducativa a ser aplicada em espaços urbanos, empresas e escolas.
Os profissionais podem, ainda, estudar sobre os efeitos causados pelo consumo de drogas ilícitas ou lícitas, como o álcool e alguns medicamentos em diversas situações envolvendo o trânsito.
Psicologia Social
Para quem gosta de lidar com a população, a Psicologia Social pode ser uma boa opção. Aqui, o profissional atua com a realização de pesquisas sobre o comportamento social e examina diversos tópicos, incluindo comportamento de grupo, interações sociais, liderança, comunicação não verbal e a relação do cidadão com a sociedade.
Este campo da psicologia está focado no estudo de tópicos como comportamento de grupo, percepção social, comportamento não verbal, conformidade, agressão e preconceito. As influências sociais no comportamento são um grande interesse na psicologia social, mas os psicólogos sociais também estão focados em como as pessoas percebem e interagem com outras.
Psicologia Ambiental
Mais uma das áreas em psicologia direcionada aos amantes de pesquisas, estudos e uma pitada de investigações! Quem se especializa em Psicologia Ambiental tem como principal atividade o estudo das interações entre as relações do homem com a natureza, ou mesmo com uma determinada localidade.
Essa é uma área nova e está diretamente relacionada com a Sociologia, Antropologia, Paisagismo, Geografia, Arquitetura e Urbanismo. A tendência é que o campo ganhe força total nos próximos anos.
Psicologia Esportiva
O psicólogo do esporte busca desenvolver um trabalho com equipe técnica, o próprio técnico e os atletas, orientando em questões como rendimento, foco, medo ou ansiedade, entre outras.
Além de promover a saúde mental, maior rendimento e performance para equipes dos mais variados esportes, pode ainda trabalhar com uma espécie de consultoria familiar. Isso mesmo! Alguns pais procuram a ajuda de um psicólogo para receber orientação sobre a atividade física ideal para os filhos, estendendo esse trabalho até a postura dos familiares em relação aos treinos e competições do pequeno atleta.
Psicologia Organizacional
Por último, mais não menos importante, temos a Psicologia Organizacional. O profissional que atua nesta área utiliza as técnicas da Psicologia Organizacional, ou seja, de questões que envolvem o trabalho. Inclusive, é requisito nos processos de recrutamento, seleção de novos colaboradores, treinamento e desenvolvimento de equipes de alto nível, além de compor o setor de Recursos Humanos ou Departamento Pessoal no geral.
As empresas buscam por um psicólogo com o objetivo de promover um ambiente saudável de trabalho, cuidando de aspectos como a integração de recém contratados, o clima entre as equipes, a organização do espaço e até mesmo assuntos mais delicados, como o desligamento de algum colaborador.
Essas são apenas algumas áreas que a Psicologia oferece. O mercado de trabalho vem crescendo consideravelmente, e a tendência é que mais áreas sejam desenvolvidas devido às demandas da sociedade.
Por isso, não perca mais tempo! Inscreva-se agora no nosso Vestibular TOP 1000 que oferece mil bolsas de até 100%! Descubra as formas de cursar Psicologia com quem faz toda a diferença!