pexels-photo-3760811

Procrastinação e estudos, como evitar esse hábito?

Estefânia Nascimento

Sabe quando você senta para estudar e tudo a sua volta começa a chamar mais atenção? Começa a chegar diversas mensagens no seu celular e você acaba “dando uma olhadinha”, ou até mesmo quando programa uma pausa para o lanche e essa pausa acaba consumindo muito mais tempo do que o necessário... Alguém aí se identifica?

Muitas pessoas sofrem desse mal chamado procrastinação, que nada mais é que o ato de deixar tudo depois!

Grande parte dos estudantes vivem ou já viveram episódios assim, o nosso cérebro é naturalmente procrastinador.

A boa notícia é que com disciplina será possível vencer esse hábito, afinal, não existe combinação entre procrastinação e estudos né? Por esse motivo, preparamos 05 dicas imperdíveis de como parar de procrastinar. Acompanhe nosso post!

ACABANDO DE VEZ COM A PROCRASTINAÇÃO

1.Livre-se das distrações

O primeiro passo para se livrar desse costume é se livrar de qualquer tido de distrações.

Prepare seu ambiente de estudos, preservando para que seja sempre tranquilo e organizado, não se esquecendo de deixar de lado durante esse período um dos maiores vilões da distração: o aparelho celular.

 

2.Determine um objetivo

Você precisa definir um objetivo maior, por exemplo: “vou estudar para passar no vestibular da Faculdade Alis”. Então, tudo o que você fizer vai ser com o foco de ingressar na melhor faculdade da região dos Inconfidentes.

Isso ajudará a direcionar e motivar seus estudos.

Essa etapa determina um bom desempenho para a concretização do seu futuro, seja ele para ingresso em uma faculdade ou para otimizar o desenvolvimento da sua vida acadêmica.

 

3.Crie um cronograma de metas

Criar um cronograma de estudos é fundamental para uma boa organização do tempo, colocando de forma organizada todas as suas tarefas do dia, otimizando seu tempo.

Além de segmentar todas as tarefas, a ideia é que se estipule prazos para conclusão de cada uma delas, o que ajudará a criar uma rotina e driblará a procrastinação.

 

4.Realize pausas estratégicas

Quando você pensa que precisa passar o dia inteiro estudando uma determinada matéria, isso pode parecer pesado, né? Agora, se você pensar que precisa estudar um conteúdo específico e que você dará uma pausa logo depois, essa atividade não fica tão pesada.

Essas pausas podem amenizar o ritmo das atividades, além de ser serem estratégicas para você comer algo, colocar sua cabeça para arejar ou então descansar um pouco.

 

5.Negocie com você mesmo

Ter uma rotina de estudos não é fácil, então que tal reconhecer as suas conquistas? Se seguir pontualmente todas essas etapas com excelência, você pode se dar um presente simbólico, seja ele um final de semana sem estudos, comer algo que gosta muito, etc.

Não há dúvidas de que a procrastinação atrapalha e muito o desempenho de quem precisa focar nos estudos. No entanto, se você é um procrastinador, o segredo é entender como sua mente funciona e usar esses truques simples para parar de procrastinar.

Curtiu o conteúdo e aprendeu como parar de procrastinar? Então siga a Faculdade Alis nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece aqui no blog! Estamos no Facebook e Instagram!

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.